Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/08/2018

Combate às drogas: Quase 500 alunos iniciam novas aulas do Proerd

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Ao fim das aulas do Proerd as crianças participam de formatura e recebem certificados

DA REPORTAGEM

A Polícia Militar de Penápolis iniciou nesta semana os trabalhos de novas turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O programa atinge alunos do Ensino Fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares, entre o 1º e 2º semestres. O objetivo é prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, e ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem o uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. Os encontros estão sendo ministrados pela Cabo PM Ana Cláudia Pereira Domingos, que há mais de 18 anos se dedica ao trabalho com as crianças e que neste 2º semestre atuará com cerca de 470 alunos de sete escolas. Para ela, seu envolvimento com as crianças e a oportunidade de alertá-las sobre o perigo das drogas é algo muito importante. “Me envolvi com o Proerd e faço o que gosto, tendo a oportunidade de levar um pouco de conhecimento para estas crianças sobre o perigo das drogas, e recebo um carinho muito grande, o que me deixa emocionada e contente ao saber que de alguma forma eu contribuí para a formação de cada uma delas”, afirmou. Não somente por parte da policial, mas também as crianças acabam tendo grande envolvimento com o Proerd. “É algo muito contagiante. As crianças ficam entusiasmadas quando ficam sabendo que vão ter aulas do Proerd. Elas querem perguntar tudo, saber tudo e também como é o trabalho de um policial. Me emociono sempre ao receber este carinho das crianças, e saber que o trabalho está sendo feito e aceito por elas”, destacou. Apesar de seu esforço à frente do Proerd, Ana destaca que a participação dos pais também é muito importante para o êxito no combate as drogas junto às crianças. “O envolvimento delas é grande e a participação dos pais também. O apoio da família é fundamental para que as crianças se sintam motivadas a ficar longe das drogas e no combate a violência. A família é a base de tudo e não seria diferente em um momento como este, onde os pais são os grandes exemplos para os filhos”, ressaltou. Entretanto, Ana enfatizou que, em muitas situações, ainda falta este apoio da família. “Infelizmente existem casos em que a família é ausente, onde os pais não são presentes no dia-a-dia e na vida escolar de seu filho. Muitas vezes isso causa a desestabilidade da criança e, tudo aquilo que ele aprende no Proerd, acaba não surtindo efeitos em sua vida, já que ele acaba, ainda sim, indo para o mundo das drogas”, enfatizou a policial. 

Decisões
No Proerd, policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologias especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos, transmitem, uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. Os alunos trabalham com o “modelo de tomada de decisão Proerd”, onde aprendem a definir o que fazer quando uma pessoa lhe oferecer qualquer tipo de droga. Em um segundo momento é trabalhado as análises das causas e as consequências das crianças aceitarem ou não aquele tipo de droga que lhes foi oferecida. Outra etapa é a decisão da criança em julgar o que é melhor para o seu futuro. O trabalho é finalizado com a avaliação da escolha tomada. As lições aplicadas têm por objetivo desenvolver nos alunos a autoestima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade