Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/08/2013

Combate às drogas é tema da palestra na terça

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Unidade Móvel do Denarc estacionada em Promissão

A Prefeitura de Penápolis, por meio da Sasc (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania), e em parceria com o IPDH (Instituto Paulista de Desenvolvimento Humano), convida toda a comunidade de Penápolis e região a prestigiar a palestra "Sensibilização ao Projeto de Combate às Drogas", que acontece na terça-feira, dia 13, às 19h45, na Câmara Municipal. O tema central do evento pretende reforçar a causa e promover o engajamento da sociedade neste combate. Além disso, outro objetivo da iniciativa é convidar os presentes a fazerem o curso de Agentes Capacitadores na Prevenção ao Uso de Drogas, que será promovido em Penápolis pelo Denarc (Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico) no próximo mês de setembro. A palestra terá a presença do prefeito Célio de Oliveira e demais autoridades do município, além de duas representantes do IPDH que vão ministrar a palestra: a advogada Andréa Carla Piocopi Novaes Franco, e a presidente do Instituto, Lourdes Marques Afonso Perenha.

"Penápolis, infelizmente, é rota de tráfico de drogas e quanto a esse problema não há o que ser feito. Porém, enquanto agentes sociais, que somos, podemos promover o bem social e entrar com ações sociais como essa, que visam o combate ao uso das drogas", explica a advogada Andréa Novaes Franco.

A palestra é aberta para todas as pessoas e entidades: clubes de serviços; igrejas; entidades existenciais; policiais; Poder Judiciário; escolas; conselhos em geral e populações de cidades vizinhas. Tanto a palestra como o curso de Agentes Capacitadores na Prevenção ao Uso de Drogas serão gratuitos.

"Esse curso já aconteceu em Lins e as assistentes sociais de lá que participaram ficaram muito empolgadas com o trabalho que o Denarc desenvolve e incorporaram esse trabalho social na cidade. A proposta é exatamente essa para Penápolis também. Participar do curso e levar adiante a proposta de combater o uso de drogas", ressalta Tânia Regina Pinheiro de Almeida, Secretária de Assistência Social de Penápolis.

 

DENARC

O IPDH promove todo ano o curso de Agentes Capacitadores na Prevenção do Uso de Drogas. Esse ano será em Penápolis e já tem data prevista. Será do dia 02 ao dia 06 de setembro, no Teatro Cine Lúmine, das 19h às 22h30. O curso é totalmente gratuito e há emissão de certificados, desde que o aluno não falte em nenhum dos dias. É ministrado pelo Denarc (Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico), por meio de sua Divisão de Prevenção e Educação (Dipe).

A comunidade em geral está convidada, principalmente aos representantes dos diversos segmentos da sociedade, como: professores; supervisores escolares; assistentes sociais e agente de saúde.

O curso é dividido em 10 módulos e elaborado por policiais civis especialistas na área. São tratados temas como: classificação das drogas e seus efeitos; legislações; métodos de abordagens; o uso de drogas no ambiente de trabalho; redução de danos; prevenção e políticas públicas sobre drogas.

A parceria entre IPDH e Denarc tem mostrado bons resultados. Este curso já foi ministrado em Promissão e em Lins. Para este ano, em Penápolis, a expectativa de interessados é grande, de acordo com a advogada Andréa Novaes Franco. "No ano passado o Denarc formou e capacitou 120 pessoas. O interessante é que essas pessoas são multiplicadoras e espalham pela sociedade tudo o que aprenderam nos cinco dias de curso", comenta. 

 

Conheça mais sobre o IPDH

 

O Instituto Paulista de Desenvolvimento Humano (IPDH) desenvolve trabalhos sociais na cidade de Promissão e região. O objetivo do instituto é de proporcionar, através de ações sociais, melhor qualidade de vida para a população que é atendida pelos seus projetos, nas áreas de saúde; educação para a saúde; educação para o meio ambiente; cultura; esportes; desenvolvimento social; direitos humanos; inclusão digital; combate à discriminação racial e social.

O IPDH administra a gestão do Pronto Atendimento de Promissão, através da parceria que possui com a Prefeitura Municipal daquela cidade. Um dos feitos do Instituto foi a instalação da unidade de atenção básica para a população de Avanhandava, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal. Além disso, é responsável pelo acompanhamento dos estagiários de Medicina da Universidade de Marília (Unimar) através do convênio técnico que possui com Universidade e o Hospital Miguel Martins Gualda de Promissão. O Instituto desenvolve e gerencia o estágio de alunos do último ano de Medicina, possibilitando a melhor formação técnica dos médicos e contato real com atendimento público. Através de médicos docentes funcionários do Hospital, obtém-se uma transferência de conhecimento aos alunos, graças à realidade do contato com o público. A parceria que possuem com o Denarc rendeu à cidade de Promissão uma Unidade Móvel do Denarc, com amostragens de diferentes tipos de drogas, o que permitiu a realização do trabalho preventivo nas escolas. Secom - PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade