Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/11/2014

Com iluminação nova aeroporto já opera em voos noturnos

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Luzes de balizamento noturno foram instaladas ao redor da pista para orientação de pilotos

DA REPORTAGEM

O Aeroporto Ramalho Franco, de Penápolis, já está operando com voos noturnos. O início se deu depois de serem concluídas as obras de implantação de infraestrutura para operação de vôos VFR- Noturno, em agosto de 2012, possibilitando a iluminação da área de embarque e desembarque de passageiros, além da visualização aérea, por parte dos pilotos, da pista central durante a noite. 
Com a nova operação do aeroporto, aumentou também a movimentação de passageiros. Até setembro deste ano, 1.339 pessoas embarcaram ou desembarcaram no local, enquanto no mesmo período de 2012, foram apenas 736. Por outro lado, o número de pousos e decolagens diminuiu entre janeiro e setembro deste ano. Foram 1.911 pousos e decolagens, enquanto que em 2012 no mesmo período já foram 2.233. Segundo já publicado pelo DIÁRIO, na reforma do aeroporto foram investidos R$ 1,15 milhão com recursos do governo do Estado. Foram instalados diversos novos equipamentos, como torre com refletores rotativos que serve para orientação de pilotos que estão voando e as torres com refletores voltados para o pátio destinado ao embarque e desembarque de passageiros, possibilitando ainda o trabalho de funcionários para conduzir as aeronaves aos seus respectivos locais de parada. 
Também foram instalados ao redor dos 1,5 mil metros da pista, sinalizadores de solo para o balizamento noturno. Este equipamento é fundamental para que o piloto, ao se aproximar do aeroporto se oriente sobre a localização exata da pista, permitindo fazer um pouso seguro. 
Segundo o agente de tráfego, Antônio Aparecido Pereira, estes equipamentos são obrigatórios para o funcionamento do aeroporto no período da noite. “Além de obrigatórios, são fundamentais para um tráfego com segurança, já que com os equipamentos os pilotos visualizam da melhor forma a pista e conseguem realizar todos os procedimentos com segurança”, afirmou. De acordo com ele, durante a noite o aeroporto funciona por solicitação. Ele explicou que caso algum piloto necessite realizar o pouso noturno em Penápolis, é necessária solicitação com antecedência e, de acordo com o plano de voo e o horário previsto de chegada, as luzes de todo o complexo são acionadas. “É claro que podem existir casos em que o piloto, por alguma situação de emergência, necessite realizar um pouso de última hora. Em situações como esta haverá também o acionamento de todo o sistema, já que o aeroporto possui funcionários 24 horas, garantindo assim a segurança do piloto em um pouso de emergência”, explicou. 

Operação
Apesar das obras terem sido concluídas em agosto de 2012, ainda era necessária a homologação da ANAC ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) para o sistema noturno entrar em operação. Com a implantação do sistema de operação noturna o aeroporto de Penápolis terá possibilidades de receber vôos comerciais, já que a estrutura física da pista é considerada de boas condições. 
Mas, para que isso ocorra é necessário, haver o interesse das companhias aéreas, e uma autorização da ANAC. Se houver alguma empresa interessada o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) avalia as adequações necessárias ao aeroporto, podendo liberar a exploração do espaço pela companhia. Até o momento nenhuma empresa se manifestou desejosa em utilizar o espaço. O aeroporto Ramalho Franco possui uma pista de 1,5 mil metros de extensão por 30 metros de largura. Ela tem capacidade para receber, por exemplo, aviões, como o ATR-72 turbo hélice, com capacidade para até 68. Este modelo é muito utilizado pela Azul Linhas Aéreas.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade