Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/01/2017

Comércio está próximo de gerar 100 empregos no ano

A/I Sincomércio

O comércio de Penápolis gerou 99 empregos com carteira assinada de janeiro a novembro, segundo dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. O resultado é bastante significativo se levar em consideração que nos primeiros 11 meses de 2015 o setor eliminou 139 vagas de emprego. 
Esse resultado foi possível principalmente graças à grande quantidade de contratações registrada em novembro. Foram 91 novas vagas de emprego abertas no mês que passou, quando comércio contratou 189 trabalhadores e demitiu 91.
A inauguração do supermercado Laranjão, no mesmo prédio do antigo Luzitana, pode explicar parte dessas contratações.
O presidente do Sincomércio, Norberto Pereira Laranja, acredita que o município encerrará o ano mantendo o saldo positivo na geração de empregos, principalmente graças às contratações dos supermercados. “Além do Laranjão, em dezembro, mês que normalmente registra mais contratações do que demissões, tivemos a inauguração do hipermercado Big Mart, que ajudou ainda mais a geração de empregos”, comenta.
Laranja comenta que o comércio é tão importante para a geração de empregos, que no mês de novembro, ficou atrás apenas do setor industrial na criação de novas vagas de trabalho. No período, a indústria contratou 174 trabalhadores e demitiu 82, resultando em saldo positivo de 92 postos de trabalho criados.
Entretanto, apesar do saldo positivo do mês, no ano que passou o setor industrial soma apenas 14 vagas criadas em Penápolis.
O setor que teve melhor desempenho na geração de novas vagas de emprego de janeiro a novembro no município foi o de serviços, totalizando 465 novas vagas criadas. Foram 1.720 pessoas contratadas com carteira assinada para trabalhar no setor, contra 1.255 demitidas no período.
Porém, no mês de novembro o setor de serviços em Penápolis eliminou 22 vagas de emprego, mesmo resultado da construção civil, que no ano acumula o encerramento de 159 postos de trabalho. Outro setor que teve desempenho negativo no mês que passou foi a agropecuária, que que fechou oito vagas, resultado de 29 contratações e 37 desligamentos. Porém, de janeiro a novembro o setor soma saldo positivo de 82 vagas criadas. 
Voltando ao comércio, nos últimos 12 meses, o setor acumula 67 vagas de emprego criadas, resultado de 1.579 contratações e 1.512 desligamentos.
Na soma de todos os setores avaliados, foram criadas 131 vagas de emprego em Penápolis em novembro e o saldo positivo de 470 novos postos de trabalho no período de janeiro a novembro de 2016. No mesmo período em 2015, o município amargava o fechamento de 47 vagas de emprego com carteira assinada. “Esse resultado nos deixa bastante otimistas, pois, com mais pessoas trabalhando há mais dinheiro em circulação e o comércio ganha com isso, pois as pessoas têm maior poder de compra”, conclui.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade