Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/11/2011

COMÉRCIO: Compra de fim de ano requer cuidados dos consumidores

Rafael Machi
Detalhes Notícia
A coordenadora do Procon de Penápolis, Eunice Alberton, alerta para os cuidados que os clientes precisam ter antes de efetuarem compras no fim do ano

DA REPORTAGEM

Com a proximidade do Natal, considerada pelos lojistas a melhor data para vendas, os consumidores precisam estar atentos quanto aos seus direitos e deveres para não terem problemas na hora que precisar trocar algum produto ou consertá-lo conforme determina a garantia oferecida pelo fabricante ou loja. Segundo a coordenadora do Procon (Órgão de Proteção ao Consumidor) de Penápolis, Eunice Valadão Moreira Alberton, na compra de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos é necessário que sejam testados antes de finalizar uma compra. Ela explica que é muito importante que o cliente, ao adquirir o equipamento solicite demonstração de seu funcionamento. “Teste as funções do aparelho e avalie se o mesmo atende suas necessidades. Definir a marca e o modelo mais adequado à sua residência também é fundamental, pois hoje podemos encontrar uma grande variedade de produtos. Além da beleza, leve em conta o espaço disponível, o uso do aparelho, dando preferência para as marcas que possuem assistência técnica em sua própria cidade”, comentou. Ela informa ser importante que as pessoas guardem as caixas dos aparelhos eletrônicos até o fim da garantia. “Na hora de trocar um produto, o mesmo precisa estar na embalagem original”, disse. O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações sobre vícios aparentes ou de fácil constatação no caso de produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis, contados a partir da constatação do problema. A troca de produtos sem defeito é uma liberalidade do estabelecimento. É importante confirmar se existe possibilidade da mercadoria ser trocada. Eunice exemplifica a necessidade de realizar a manutenção de uma máquina de lavar, aproveitando o período de garantia. Segundo ela, no caso da necessidade do aparelho receber reparos da assistência técnica, existem alguns fatores que o consumidor precisa se atentar. “Hoje quase não existe assistência técnica autorizada em nossa cidade para este tipo de manutenção, por isso, muitas vezes é solicitado que o técnico venha a Penápolis. Caso esta solicitação seja feita dentro do prazo de 90 dias a partir da compra, o serviço e o transporte do técnico não pode ser cobrado do consumidor”, ressaltou. Eunice garante que no momento da compra de qualquer aparelho, o dialogo é o principal aliado das pessoas antes de finalizar a compra. “Esclareça dúvidas e peça um comprovante de tudo o que foi acertado. Conversar com o vendedor e chegar a um acordo antes da compra é fundamental, para garantir seus direitos de consumidor”, concluiu. 

Internet
A coordenadora do Procon de Penápolis esclarece que as compras feitas via internet necessitam de cuidados redobrados. “É necessário saber se realmente aquela compra via internet se faz necessária, em caso positivo, é muito importante que a pessoa pesquise preços e não compre em site desconhecidos e que oferecem descontos inacreditáveis”, esclareceu. Também é muito importante checar o valor das despesas com frete e taxas adicionais. A comodidade de comprar sem sair de casa pode tornar o produto mais caro se o valor final do produto entregue na casa do comprador não for rigorosamente especificado. Nesta época do ano existe um aumento natural na procura, o que requer um acerto na entrega das mercadorias, exigindo compromisso por escrito, caso ele não seja respeitado, a compra pode ser cancelada. Somente no ano passado, o Procon de Penápolis registrou cerca de 20 reclamações de produtos que não foram entregues no prazo. “Até mesmo sites de lojas conceituadas no mercado podem deixar de entregar devido ao aumento de pedidos, por isso, quanto antes o cliente realizar a compra, será melhor para garantir recebê-la”, ressaltou. Eunice esclarece que ao receber a mercadoria, é necessário verificar se está de acordo com o pedido. Se houver alguma irregularidade, o produto deve ser devolvido, especificando na nota de entrega o problema. A seguir, é recomendável entrar em contato com a empresa para solucionar a questão, sobretudo se o pagamento já tiver sido efetuado ou se houver cheques pré-datados. Nas compras efetuadas fora do estabelecimento comercial, como é o caso da Internet, o consumidor tem prazo de sete dias, a contar da contratação ou do recebimento do produto ou serviço, devolução. O cancelamento deve ser efetuado por escrito, com cópia protocolada. Eunice finaliza ressaltando que a principal regra na hora da compra é o bom senso. “Fuja do consumo por impulso, compre com antecedência. Prefira o pagamento à vista, se for a prazo, faça uma pesquisa de preços para evitar gastos desnecessários”, finalizou. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade