Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/02/2022

Coletores se machucam com materiais perfurocortante em lixos domésticos

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Gari exibe copo de vidro quebrado, descartado de forma incorreta em lixo orgânico

DA REDAÇÃO

O descarte incorreto de material perfurocortante (vidros quebrados, agulhas) acaba colocando a vida dos garis em risco. Na quarta-feira (16), um dos coletores teve a perna perfurada com um copo de vidro quebrado que foi descartado de forma incorreta. O coletor foi levado para atendimento. 
Só em 2022, já foram dois acidentes com o material perfurocortante. Além de expor os coletores a riscos de saúde, o próprio serviço de recolhimento do lixo é prejudicado com o afastamento do funcionário, às vezes por semanas.
 Vale lembrar que todo material com capacidade perfurocortante, sejam espetinhos de churrasco, agulhas ou vidros quebrados devem ser acondicionados em papel jornal, caixa ou garrafa pet e fechados de forma que a embalagem não se abra. Apesar do coletor utilizar todos os equipamentos de segurança para se proteger os acidentes provocados por materiais cortantes ou pontiagudos não são evitados. É necessário que o munícipe tenha consciência e separe o lixo comum do material perigoso.
 
Para não expor os coletores de lixo a estes riscos, o Daep orienta sobre a melhor forma de acondicionar esses materiais cortantes:
 
• Coloque dentro de um recipiente resistente como garrafas PET vazias; caixas de leite longa vida ou  enrole os cacos em jornal. 
• Escreva no pacote  que se trata de material perfurocortante. Coloque em letras grandes e bem visíveis: material cortante, ou vidro quebrado, por exemplo.
• Descarte no lixo correto: Esteja atento sobre do que se trata o material a ser descartado. Em muitos casos, é possível colocá-lo no lixo reciclável, desde que sinalizado e separado dos demais. 
• Dicas Importantes: Outros materiais perfurocortantes, como latas abertas, devem ser descartados com a tampa da lata dobrada para dentro. Agulhas de uso doméstico (para aplicação de insulina), ou lâminas e espetos, podem ser armazenados em garrafas PET. No caso de agulhas, devem ser entregues nas unidades de saúde. Não pendure o saco com esses materiais em muros, grades ou árvores que possibilitem que animais possam mexer. Separe o lixo seco e doe para a Cooperativa de Recicladores de Penápolis (Corpe).

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade