Classificados

VÍDEOS

Agrosoles - Bombeamento de Água por Energia Solar
Apaixonados por carros antigos se reúnem em Penápolis

SUA OPINIÃO

Você se preocupa em não compartilhar informações falsas sobre o Covid-19 em redes sociais na internet?


CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/07/2010

Coleta de pneus usados ultrapassa 8 toneladas

Detalhes Not�cia

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) já colocou em prática os serviços de coleta de pneus inservíveis e de encaminhamento para reciclagem ou descarte correto, uma vez que o convênio entre a associação dos fabricantes de pneus Bridgestone, Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli com Penápolis para execução dessa tarefa já foi assinado. Na última semana, segundo o próprio Daep, foram retirados do  depósito e encaminhados para a associação, 8.130 quilos do material.
O trabalho colocado em prática é baseado nas orientações do Decreto Municipal nº 3.439, de 05 de maio de 2010, e na Resolução nº 02/2010 do Conselho Deliberativo do Daep. Todas as empresas geradoras de pneus do município - bicicletarias, borracharias, recauchutadoras e oficinas - foram convidadas para discutir a forma de coleta e descarte do material.
Segundo o diretor do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos, esse trabalho visa a eliminação dos pneus dispostos em locais inadequados que prejudicam a saúde pública (focos de proliferação da dengue) e contribuir com a preservação ambiental.
Para Lourival, o projeto, uma parceria entre a Prefeitura e os geradores de pneus, demonstra a responsabilidade com as questões ambientais.
“Com isso estabelecemos condições para o desenvolvimento sustentável e valorizamos a preservação da natureza, a qualidade de vida e o bem-estar de todos os cidadãos”, disso o presidente do Daep.
Cabe ao município disponibilizar um local adequado para armazenar os pneus usados, porem  a responsabilidade da coleta e o transporte até este local são responsabilidade dos geradores.
A adesão ao projeto é gradativa e já existem geradores que levam, sem custo algum, estes pneus até o barracão construído junto à Central de Tratamento de Resíduos do Daep. Caso haja interesse, o Daep oferece o transporte com veículos da autarquia, mediante pagamento de taxa para cobrir os custos operacionais de coleta. Caso o gerador não contribua para destinar adequadamente o material, será encaminhada notificação para a Vigilância Sanitária para aplicação da legislação vigente.

Secom – PMP

Foto: Associação dos fabricantes de pneus Bridgestone, Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli recolheu o material no depósito de Penápolis

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2020 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.