Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/02/2016

Colchão descartado é incendiado e danifica caçamba

DA REPORTAGEM

Uma moradora do Bairro Cidade Jardim compareceu ao plantão policial para informar que na madrugada de sábado, dia13, pessoa (s) não identificada (s) ateou fogo em uma caçamba que ela locou por dez dias junto a uma empresa especializada nesse ramo, para acondicionar entulho de construção. O fogo, proliferado no colchão que ela mesma depositou no local, defronte à sua construção, causou danos na caçamba e o registro de boletim policial foi feito por sugestão de terceiros, já que fora orientada, quando da contratação, que esse tipo de dano é de responsabilidade do locatário.
A situação vivida pela moradora reflete que ocorre diariamente na maioria dos bairros da cidade, quando as empresas especializadas colocam as caçambas nas construções, ou até mesmo quando munícipes contratam esse tipo de serviço para limpeza de quintais.
Em contato com uma dessas empresas, a Disk Entulho, recebemos a informação de que a caçamba é somente para o entulho (restos de construção), galhos de árvores, ficando vedado o depósito de animais mortos e lixo orgânico. Segundo Thayná Schleifer Braga, geralmente a caçamba fica locada por 10 dias, sendo impossível receber esse tipo de lixo, ressaltando que constantemente isso acontece. “O locatário liga pedindo urgência para retirá-la, mesmo não estando cheia, pois não suporta o mau cheiro exalado”, explicou.

Ecoponto
Nos setores de recolhimentos desse tipo de material, instalado pelo (Daep) Departamento de Água e Esgoto de Penápolis, existem caixas específicas para cada tipo de lixo, portanto é essencial que a caçamba recebe somente um tipo de material, já que “caçamba não é lixeira”.  Segundo apuramos, muitos munícipes “esquecem” o dia de coleta do lixo doméstico e para não deixá-lo no quintal (que deve feder muito) esperando pelo próximo dia, aproveita a oportunidade e deposita na caçamba, geralmente de um vizinho. Sobre animais mortos, o Daep também faz o recolhimento, portanto não é preciso colocá-los no lixo comum.

Campanhas
Em várias cidades, espalhadas pelo país, são desenvolvidas campanhas para evitar esse tipo de ocorrência. Com slogans do tipo “caçamba não é lixeira”, esses municípios buscam orientar a população sobre o que pode e o que não pode ser depositado nas caçambas das empresas. Por lei, nem o lixo domiciliar e/ou animais mortos podem pode ser jogados em caçambas. Em Penápolis uma das empresas informa (escreve) no próprio equipamento, a lei que proíbe essa prática.
As empresas entendem que é preciso conscientizar a população sobre a maneira correta de fazer o descarte de resíduos da construção civil, aspectos importantes para a saúde pública e para o meio ambiente. Alguns municípios, através de leis específicas, fiscalizam e pune os infratores e quem não respeita a legislação estará sujeito a multas.
Apuramos que em Penápolis, embora existam várias empresas nesse ramo,  nem todos estão acostumados à ideia de que o responsável pelo resíduo da construção civil é quem o produz. Alguns, até acreditam que a responsabilidade pelos resíduos é da administração municipal. Eles deixam o material amontoado na calçada (alguns na rua) esperando que a prefeitura envie um caminhão para retirá-lo. Resíduos de construção, forro de PVC, janelas, portas, latas; fogão, geladeira e sofá podem ser depositados nas caçambas. Animais mortos, lixo seco e lixo úmido não são permitidos.

(Carlos Netto)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade