Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/06/2010

Colônia Japonesa recebe homenagem hoje

A Prefeitura Municipal e a Associação Cultural Nipo Brasileira de Penápolis realizam nesta quinta-feira, 17, no Cine Teatro Lúmine, uma cerimônia para homenagear personalidades da colônia japonesa, que contribuíram para o desenvolvimento e a integração da comunidade Nikkei na sociedade penapolense.
Serão homenageados os munícipes Massuhiro Yassunaga, Mauro Massayuki Shinkai. Toshio Nishizaka, Hitoshi Taniguti e Sérgio Masanori Nakamura. A empresa Midori Atlântica Brasil Industrial Ltda, por pertencer a um grupo japonês e gerar empregos na cidade, também receberá homenagem durante o evento.
“Estamos, além da homenagem, comemorando os 102 anos de imigração japonesa no Brasil e o Dia Municipal do Imigrante Japonês. São pessoas que, nas suas respectivas áreas de atuação, deram sua contribuição para o desenvolvimento da cidade e região”, disse o prefeito João Luís dos Santos.
Para o presidente da Associação Nipo Brasileira de Penápolis, Arata Assami, esse é um momento de confraternização e de prestigiar as atividades que  a comunidade realiza. “Espero que todos venham conhecer um pouco mais da cultura japonesa. Isso para nós é uma honra”, disse.
As atrações no Cine Teatro Lúmine serão apresentadas por um grupo de Araçatuba, destacando o Taikô, percussão com tambores, Kassa Odori e Yossa Kai Soran, com danças típicas.

Jantar
A programação dos festejos relacionados à comunidade japonesa em Penápolis continuam no sábado, dia 19, com a realização do jantar dançante, no Kai Kan, às 20h. A animação será da Banda “Bróders”, de Lins, com variação de ritmos e um repertório dançante. O cardápio será da comida japonesa.

História
Aportados em Santos, a partir de 1908, os japoneses seguiram de trem, para várias regiões do Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e norte do Paraná. Das famílias que se fixaram em Penápolis, algumas estiveram antes em outras regiões do estado e norte do Paraná. As que para cá vieram se instalaram, inicialmente, nas fazendas Chatembled em Cafelândia, na Suissa em Lins, na Degredo em Avanhandava e na Canta Galo em Penápolis. A opção foi pela policultura e hortifrutigranjeiros. Hoje, atuam em todas as áreas econômicas do município. 
Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade