Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/02/2008

Cobranças: Câmara questiona prefeito e vice na primeira sessão

Detalhes Notícia

Em sua primeira sessão de 2008, a exemplo dos três primeiros anos da atual Legislatura, a Câmara Municipal de Penápolis recebeu anteontem o prefeito João Luís dos Santos e o vice-prefeito Zeca Monteiro. Segundo os representantes do Poder Executivo, com o fim das chuvas, ocorre um trabalho especial para a recuperação da pavimentação asfáltica e limpeza de áreas verdes. O prefeito disse que o município terá em 2008, aproximadamente R$ 2 milhões em recursos estaduais e federais para a pavimentação e recapeamento asfáltico  na cidade e acredita que em parceria com os empresários, todo o Parque Industrial seja contemplado. Depois de algumas explanações sobre o trabalho da administração municipal,  o representantes o Poder Executivo passaram por amplo questionamento. O vereador Mauro Olympio (DEM), abriu a participação com cobranças e críticas. Entre outros temas, ele reclamou da falta de médicos em postinhos de Saúde e a permanência de apenas um médico no Pronto Socorro Municipal. Também repercutiu as dificuldades para obtenção de vagas em creches e questionou a falta de efetivação da reforma administrativa para os servidores municipais. Segundo João Luís, a denúncia sobre a ausência de médicos era desconhecida dele e será apurada. O prefeito afirmou que houve um grande avanço na área da Educação através de novas implantações de escolas em período integral e que nos três primeiros anos da sua gestão foram criadas 200 novas vagas em creches com previsão de mais 150 em 2008.
O vereador Carlos Alberto Soares da Silva, o Carlão da Educação (PDT), também cobrou a execução da reforma administrativa , a contratação de médicos vascular e pneumologista e o cronograma de obras para a realização dos Jogos Regionais na cidade. João Luís disse que o município vai receber recursos do governo estadual para atendimento aos Jogos Regionais e que a partir de março as melhorias nas praças esportivas deverão ser iniciadas. Informou que existe dificuldade em se encontrar médico cardiovascular para contratação pelo município e que a reforma administrativa será feita gradativamente para não comprometer o índice da receita com folha de pagamento.
O vereador Jorge Amorim (PSDB), elogiou a criação de novas vagas em creches por meio da ampliação das antigas unidades, o que de acordo com o tucano possibilita uma descentralização que não seria possível com uma única nova construção. Jorge Amorim também voltou a defender a pavimentação asfáltica do bairro Santa Leonor e do Parque Industrial. O prefeito respondeu que está sendo viabilizado o benefício para um acesso do Santa Leonor e que o Parque Industrial também será contemplado.
O vereador Nardão Sacomani (DEM), pediu esclarecimento sobre a devolução da gestão da Santa Casa pela prefeitura à Irmandade e falou da necessidade de ampliação de reservatório de água tratada no município. De acordo com o prefeito, a administração municipal continua ajudando a Santa Casa com recursos financeiros, mas espera diminuí-los cada vez mais. Explicou que com o fim da intervenção municipal, o hospital poderá receber recursos estaduais. João Luís respondeu ainda que a administração municipal estuda investimentos para aumentar a capacidade de reservatório de água.
O vereador Roberto Calez (PT), enalteceu a disposição de João Luís e Zeca Monteiro em participar da primeira sessão da Câmara Municipal, registrou cumprimentos pelo trabalho da administração municipal com a conquista de vários convênios e pediu trabalho contra bicicletas na contra mão. Calez ainda elogiou os cuidados da Secretaria de Obras com estradas e pontes na zona rural e questionou a inadimplência com o IPTU.
O vereador Francisco José Mendes (PSDB), o Tiquinho, contestou a informação da prefeitura de criação de 200 novas vagas  em creches. Segundo ele, o fato não procede. O tucano também pediu que a administração municipal tercerize obras para conseguir atender os convênios de obras e serviços conseguidos junto aos governos estadual e federal. Ele também pediu apoio do prefeito para a construção de sede própria para a escola Sesi e ampliação dos serviços oferecidos pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. João Luís respondeu que existem boas áreas institucionais do município que podem ser doadas ao Sesi.
O vereador Cláudio Tiradentes (PSDB), questionou a cláusula do contrato que dispõe que a Santa Casa não poderia ter sua gestão devolvida à Irmandade com a existência de dívida e defendeu novamente a pavimentação asfáltica da Rua Antônio Buranelo Filho, na Vila Tóquio.
João Luís respondeu que  permanece a cláusula contra a dívida, do contrato para a devolução da gestão,  mas houve um ato de confiança da Irmandade com a atual administração.
O vereador José Santino, o Zezinho Leiteiro (PT), repercutiu a criação de um boato sobre a impossibilidade de concessão  de reajuste salarial durante longo tempo para os servidores municipais por causa do recente benefício concedido às ADIs e defendeu a pavimentação das Ruas Antônio Buranelo Filho, Afonso Pena e Rotary, na Vila Tóquio. O prefeito desmentiu o boato sobre o “congelamento” do salário dos servidores municipais e que a administração municipal promove estudos de viabilidade de novos benefícios para a categoria. Afirmou que será feita a pavimentação asfáltica das Ruas Rotary, Afonso Pena e Antônio Buranelo Filho (até o reservatório do Daep). Imprensa/Câmara

Foto: João Luís e Zeca Monteiro responderam questionamentos dos vereadores

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade