Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/02/2020

Câmara tem defesa por maior atendimento com cirurgias de catarata

Imagem/Imprensa Câmara
Detalhes Notícia
Com o avanço da catarata, a pessoa passa a enxergar apenas vultos, evoluindo, às vezes, até a cegueira

A Câmara Municipal de Penápolis, por iniciativa do vereador Júlio Caetano (PSD), encaminhou requerimento em defesa de implantação de alternativas para ampliar  o número cirurgias de catarata  através do serviço público. O pedido foi formalizado diante da demora do atendimento no setor. Júlio Caetano reclamou dificuldades com o AME de Araçatuba e também questionou o número de pacientes de todas as unidades de saúde de Penápolis no aguardo da cirurgia.  No dia 23 de dezembro de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde apontou 192 encaminhamentos  com o Cadastro Internacional de Doença (CID) de catarata e informou que o município desenvolve negociações com Instituto de Olhos de Buritama e Santa Casa de Penápolis   para o atendimento. 
A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro. No início do problema, a pessoa vê como se a lente dos óculos estivesse embaçada ou como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Com o avanço da doença, porém, a dificuldade aumenta progressivamente e a pessoa passa a enxergar apenas vultos, evoluindo, às vezes, até a cegueira.  Outros sintomas que podem ocorrer são visão dupla, sensibilidade à luz ou imagens distorcidas. A pessoa pode queixar-se de dificuldade para dirigir, ler e andar, ou referir que tem tido quedas frequentes e que as cores estão desbotadas e sem vida. Pode perder, ainda, o interesse em ler e costurar porque não consegue enxergar direito. Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade