Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/08/2021

Câmara de Penápolis aprova projeto Saneamento Ambiental Solidário do Daep

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Programa Saneamento Solidário é uma proposta inovadora, que garante a participação e envolvimento da comunidade na solução de problemas de seu bairro

DA REDAÇÃO

O projeto Saneamento Ambiental Solidário foi aprovado por unanimidade em sessão ordinária da Câmara Municipal de Penápolis nesta segunda-feira (2). O projeto é uma iniciativa do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis em parceria com a Prefeitura Municipal de Penápolis.  O Programa SOL tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações envolvendo a comunidade no debate da qualidade urbana de seu bairro, visando melhorar as condições de saneamento ambiental do local. O programa também prevê ações de melhorias na praça do bairro, implantação de horta e pomar comunitários, em uma nova concepção que possa contribuir com a renda familiar, além de ações desenvolvidas na área de esporte, saúde e assistência social. Outra novidade que será implantada é a utilização da ferramenta “Pagamento por Serviços Ambientais” de maneira a dar apoio financeiro às pessoas da comunidade que queiram colaborar com ações que propiciem a melhoria da limpeza do espaço urbano.
Como previsto na Lei aprovada o SOL terá um  Projeto Piloto que contemplará parte  dos Conjuntos Habitacionais Marco Guerrero; Residencial Gimenes, Benone Soares de Queiroz e Jardim Pevi II.  Estão previstas a construção de um Eco Ponto Solidário, revitalização da Praça, instalação de Horta e Pomar Solidários, utilização de contêiner para disposição de residuos domésticos, todas as ações com participação da comunidade local na definição de critérios de uso e outros procedimentos.
Segundo comentou o presidente do Daep, essa proposta objetiva a inclusão da comunidade local na requalificação dos serviços de saneamento básico, em especial o de resíduos sólidos com base na participação social e e “Além disso, conseguirmos propiciar o empoderamento das comunidades na gestão da qualidade ambiental e sanitária de seus bairros” completou Carlos Bachiega.
Para o prefeito Caique Rossi, o programa Saneamento Solidário – SOL é uma proposta inovadora, que garante a participação e envolvimento da comunidade na solução de problemas de seu bairro, trazendo maior qualidade na vida de todos.
Na discussão da propositura, o vereador Paulinho do Esporte (DEM) considerou que o Saneamento Ambiental Solidário busca ajudar a administração municipal a superar a falta de varredores. 
A vereadora Professora Jandinéia (PT) destacou os benefícios previstos conciliando estímulo para participação da comunidade. 
O vereador Edson Bilche Girotto, o “Batata” (PSDB) afirmou que o novo programa conta com aperfeiçoamento de outro criado pelo Daep, o varrição compartilhada e também manifestou aprovação. 
A vereadora Dona Vilma (Republicanos) citou ações de colaboração com a limpeza no Jardim Alphaville e que a possibilidade de remuneração será boa opção de auxílio na renda de pessoas quem enfrentam dificuldades financeiras. 
O vereador Isanoel  Ditinho (PODEMOS) acrescentou que existe expectativa do programa atender aproximadamente 200 pessoas, o que foi ressaltado por ele também pelo aspecto social diante de falta de empregos. 
O vereador Júlio Caetano (PSD) elogiou a abertura e adiantou defesa para não haver aumento na tarifa de água. 
O vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o “Dr. Rodolfo” (PSD) afirmou que o Saneamento Ambiental Solidário é único e já ganha grande  projeção de interesse. O pessedista destacou que o programa representa uma ótima oportunidade para quem está sem renda ou quer aumentá-la, especialmente nos bairros com moradores de menor poder aquisitivo. 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade