Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/01/2021

Clube Penapolense completa hoje 100 anos de fundação

Imagem: Angelo Baccili/Divulgação
Detalhes Notícia
Livro escrito pelo jornalista Ricardo Alves conta a história do Clube Penapolense e terá lançamento oficial hoje (16)

DA REPORTAGEM

O Clube Penapolense, uma das principais referências de qualidade e tradição na região, completa hoje, 16 de janeiro, 100 anos de sua fundação em Penápolis. Para comemorar esta data histórica e marcante, o clube promove um encontro a partir das 10h00 de hoje aberto aos associados e convidados. O evento assinala o início de uma série de ações que estão programadas para este ano em comemoração ao centenário do clube.
Segundo o presidente, Evandro Leite Fernandes, para o evento de hoje haverá todas as medidas necessárias de segurança recomendadas para a prevenção do Covid-19. 
A cerimônia alusiva ao Centenário do Clube contará com a presença de ex-presidentes, membros das diretorias e conselhos que também já passaram pelo clube, além de associados e demais convidados.
Segundo Evandro, a data é muito importante para o clube. “O Clube Penapolense sempre foi uma referência para a cidade. É impossível falarmos da história da cidade sem mencionar o clube. É justamente nesta história que pudemos acompanhar o quanto nosso clube cresceu nestas últimas décadas, e o quão importante também para a vida das pessoas que um dia passaram por aqui”, comentou.
Ainda de acordo com o presidente, fazer parte desta história se tornou uma grande honra para ele. “Sempre frequentei o clube e tive, nos ex-presidentes, uma grande referência de dedicação e amor por um espaço como este. Poder contribuir para este crescimento e a história do clube é uma grande honra para mim e toda nossa diretoria. Quero continuar escrevendo boas histórias para o nosso Clube Penapolense”, acrescentou. 

Livro
Como parte das comemorações do Centenário do Clube Penapolense, na manhã de hoje, haverá também o lançamento de um livro reunindo fatos da sua história.
O projeto, idealizado pelo presidente Evandro Fernandes, com apoio da diretoria e conselho, faz parte de várias ações comemorativas realizadas desde o começo desse ano.  Segundo ele, a iniciativa representa a valorização da história do clube. “Temos um belíssimo clube graças a somatória de muitas pessoas em diversas áreas e aos associados. Um sonho iniciado 100 anos atrás que se tornou realidade com o engrandecimento de Penápolis”, considerou Evandro.
O livro sobre um século do Clube Penapolense contou com a produção do jornalista Ricardo Alves (Cacá), autor e co-autor de outras obras locais ligadas a história de Penápolis. As pesquisas e entrevistas para o novo trabalho começaram há aproximadamente, um ano. O autor adianta que o livro contará com expressivas imagens e documentos antigos, desde o início do clube e outras publicações até a atualidade. “É um projeto muito interessante e oportuno de forma a perpetuar a memória do Clube Penapolense que possui grande importância em diversos aspectos”, disse Ricardo Alves. 

Início em 1921
O Clube Penapolense foi instituído oficialmente em 16 de janeiro de 1921 em sede provavelmente na Av. Adolf Hecht (não foi encontrada confirmação do local), quando Penápolis completaria 13 anos de fundação. O primeiro presidente foi o médico José Aniceto Correa de Mello. Surgiu com o objetivo de proporcionar entretenimento com leituras, palestras, conferências, saraus e jogos nos seus salões.  A 2ª sede, cuja arquitetura engrandece até hoje a cidade, foi inaugurada em 1925 no prédio ocupado, posteriormente, pelo Museu do Sol. Entre inúmeros eventos, o carnaval marca a sua tradição. O agito na antiga sede era tão grande que foi necessário reforçar a estrutura do salão no piso superior. Em 1949 foi inaugurada a primeira piscina até então através de outra sociedade, a Associação Penapolense de Natação na Av. Luiz Osório, em sede que se tornou a definitiva com a junção dela com o Clube Penapolense em 1961. A união viabilizou o fortalecimento e crescimento.  Ao completar 100 anos em 2021, o Clube Penapolense tem a honra de ser uma das referências regionais de maior qualidade no segmento de entretenimento e lazer. 

(Rafael Machi – Com informações do Ricardo Alves) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade