Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/05/2009

Clinica UNIDERFI inicia aulas de Pilates com equipamentos

Detalhes Notícia

As Fisioterapeutas Dra. Walquires Tirintan Sampaio Lima e Dra. Valdirene Arriero Marson Zacorone, proprietárias da Clinica de Fisioterapia UNIDERFI, comunicam o inicio das aulas de PILATES com equipamentos. Este método vem conquistando novos adeptos a cada dia, pois trás benefícios indiscutíveis na correção dos deseqüilibrios musculares, tornando-os mais fortes, alongados e definidos.

O que é Pilates?
É um método de condicionamento físico criado por Joseph Pilates, na Alemanha, na década de 20, que utiliza aparelhos em estruturas de madeira e metal, com molas e tiras de couro e também exercícios realizados no solo, utilizando ou não  acessórios, como bolas, faixas e pesos. Os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante. “Os corpos treinados pelo método se tornam fortes, alongados, flexíveis e saudáveis. A postura melhora muito e os movimentos se tornam elegantes”.

Como surgiu o Pilates?
Joseph Pilates (1880-1967) foi um alemão que sofreu, durante a infância, de asma, raquitismo e febre reumática. Tais acontecimentos levaram-no a interessar-se pelo estudo da anatomia e fisiologia humana e dos fundamentos de medicina oriental. Através do seu trabalho e para evitar passar o resto da vida dependente de uma cadeira de rodas, desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como aos seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável.

Quais os princípios do Pilates?
Joseph Pilates, o criador do método, baseou-se em princípios da cultura oriental (concentração, controle corporal, flexibilidade, equilíbrio, percepção), e princípios da cultura ocidental ( tônus muscular, resistência e definição muscular ). Da combinação destas visões distintas, surgiram os princípios básicos que norteiam o método Pilates: respiração, centro corporal, concentração, controle, precisão e fluidez de movimento. Os princípios existem para garantir que a atividade fisica seja realizada de forma correta, segura, harmônica, equilibrada e eficiente; respeitando, principalmente, os aspectos anatômicos e biomecânicos do corpo.

Em que consiste este método?
O método exige que se tenha determinado controle dos movimentos e alinhamento postural. Esses dois preceitos devem atuar com a respiração. São elaborados um conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. Proporcionam elasticidade e flexibilidade, possibilitando movimentos mais harmoniosos, define e tonifica o corpo e ajuda-nos a conhecê-lo melhor, garantindo melhor qualidade de vida, integrando o desenvolvimento conjunto de corpo e mente, diminuindo os níveis de ansiedade e stress.

Em que consiste as aulas?
- Exercícios suaves e eficazes;
- Poucas repetições de cada movimento;
- Grande repertório de exercícios;
- Aulas únicas, evitando monotonia;
- Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
- Resultados rápidos e duradouros;
- Construção de uma postura correta e natural;
- Não há desgaste físico.

Quais os benefícios?
- Aumenta a resistência física e mental;
- Alongamento e maior controle corporal;
- Correção postural;
- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
- Melhora da coordenação motora;
- Maior mobilidade das articulações;
- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas.
- Aumento da concentração e capacidade respiratória;
- Promove relaxamento e melhora do sono,
- Ajuda a prevenir e tratar varias lesões.

Quem pode praticar?
Pode ser praticado pelas crianças a partir de 12 anos de idade, adultos,  idosos e também gestantes.
É ideal para mulheres e homens que procuram um exercício que definem seus músculos, modelando assim seu corpo, mantendo-o em forma, com boa flexibilidade e destreza, permitindo desenvolver suas atividades diárias co maior desempenho.

Na Clínica UNIDERFI as aulas de Pilares podem ser praticadas individualmente ou no máximo três alunos por professor, possibilitando um maior controle na execução  dos exercícios. Pilates dizia “se um individuo tem vinte ( 20 ) anos e esta encurtado, é considerado um velho. Porem, se tem sessenta  ( 60 ) anos ou mais e é provido de flexibilidade e força muscular, pode-se considerar um jovem “. Este método no decorrer de quase um século foi sofrendo algumas alterações, sendo introduzidas versões adaptativas, visando cobrir os cuidados necessários para alunos que eram portadores de problemas especiais, como: Hernias de Disco, Estenoses e Espondilolisteses, Osteoporose, Hipertensão, Dores em Geral. No Pilates não se prima pela quantidade de repetições de exercícios, mas sim pela qualidade do que se faz, sendo mais importante a forma como se executa um movimento do que o exercício em si. Temos a responsabilidade pessoal de fazer que o praticante de Pilates conheça mais sobre seu corpo e o trato com o mesmo, principalmente no cotidiano e em outras atividades. As aulas de Pilates na Clinica UNIDERFI são ministradas pelas Fisioterapeutas Walquires T. Sampaio, Fernanda Barbeiro de Moraes e  Mariana Catija da Silva. Além do método Pilates, a UNIDERFI atua  com uma equipe de profissionais especializados nas áreas de Fisioterapia Geral ( Ortopedia, Neurologia, Pneumologia, Reumatologia ), Osteopatia, RPG -Reeducação Postural Global, Acupuntura Clínica e Estética, Dermato Funcional ( Fisioterapia Estética ), Urologia, Massoterapia ( Massagem Relaxante, Massagem com pedras quentes, Bambuterapia, Drenagem Linfatica ), Reflexilogia, Posturologia ( Indicação de palmilhas reprogramadoras posturais ). A Clinica UNIDERFI esta localizada à Rua Anchieta 780. Maiores informações pelo Telefone: 3652-6911. (Redação)

Foto: Os músculos são trabalhados duplamente, ou seja, são tonificados e alongados ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade