Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/09/2017

Clima seco tem favorecido o aparecimento de escorpiões

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Os escorpiões popularmente conhecidos como “amarelos” são os mais encontrados na região e o mais perigoso na América do Sul

DA REPORTAGEM

O forte calor e a baixa umidade do ar nas últimas semanas têm contribuído para aumentar o aparecimento de escorpiões em Penápolis. Nos últimos dois meses, teriam pelo menos dois registros do encontro do animal peçonhento por dia na cidade, segundo o Serviço de Vigilância Epidemiológica de Penápolis. Entre as espécies existentes na região, a mais comum encontrada tem sido a do Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo. Ele tem entre 6 e 7 centímetros de comprimento e é considerado o mais venenoso da América do Sul. 
Segundo o médico veterinário e chefe do Serviço, Vlademir Marangoni Filho, estas características do clima nas últimas semanas pode ter contribuído para o maior aparecimento destes pequenos animais em residências, já que eles estariam procurando ambientes úmidos para se esconderem. “Eles têm preferência por lugares quentes e úmidos, e este clima seco pela qual a região tem passado pode favorecer a movimentação do escorpião, que pode ir para dentro de casa em busca desta umidade”, explicou.  
Ele disse que existia uma incidência maior destes animais nas regiões próximas à linha do trem, principalmente por conta do acúmulo de materiais orgânicos e dos dormentes em madeira da própria linha férrea. “Entretanto, nestes últimos dois meses temos registrado o surgimento em diversos pontos da cidade, com destaque para a região da Vila América e também nas proximidades do cemitério municipal. Diante disso, iniciamos um mapeamento de todos estes pontos que nos são relatos sobre o encontro de escorpiões para que possamos ficar atentos ás ações necessárias”, ressaltou. 
Um destes casos de encontro do animal peçonhento foi relatado por uma mãe de família, moradora da Vila América, que relatou à reportagem que encontrou um escorpião em cima do colchão onde dorme sua filha, de apenas dois anos de idade. Ela contou que preparava a cama para colocar a filha para dormir quando o encontrou andado e o matou.

Prevenção
Para o chefe da Vigilância Epidemiológica de Penápolis, a melhor maneira de combater o escorpião ainda é através da prevenção. “De hábitos noturnos, os escorpiões vivem em locais escuros, quentes e úmidos. Na região urbana, são encontrados em locais com entulhos, pedras, dentro de sapatos, junto a roupas, etc. Desta forma, é de fundamental importância que as pessoas estejam atentas na hora de vestir roupas ou colocar calçados que antes estavam no chão. Deixar os móveis afastados da parede também é uma boa maneira de evitá-los”, disse. 
Outra importante maneira de prevenção é a pessoa deixar sempre tampados os ralos de acesso ao esgoto. Por ser um predador natural da barata, o escorpião buscas lugares onde estes insetos podem ser facilmente encontrados. “Por isso, muitas vezes o escorpião encontrado dentro de casa pode ter saído da rede de esgoto. Neste caso é importante a pessoa manter os ralos fechados e até, mesmo, com aquelas finas telas para insetos, impedindo que o escorpião entre através dos ralos”, acrescentou.
Marangoni explicou também que a Vigilância tem intensificado as ações junto à população visando à orientação nos cuidados. “A distribuição de folhetos têm feito parte do nosso trabalho. Buscamos realizar o combate de baratas em algumas áreas, como a região do cemitério, e ainda o mapeamento e estudos técnicos para este combate. Hoje ainda não existe um veneno eficaz de fácil acesso para a população, e por isso a prevenção ainda é a melhor forma de combate”, destacou. 
Vale ressaltar que em caso de picada ou suspeita de picada através de uma dor forte e repentina, é preciso procurar ajuda médica imediatamente, já que o veneno do escorpião pode até matar.

Araçatuba
A infestação de escorpiões gera preocupação em Araçatuba. Uma criança de 4 anos morreu picada em frente a uma igreja na cidade no fim de semana. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital.
Também outra criança de 2 anos, morreu e a suspeita é de que tenha sido picada por um escorpião.
Mais três crianças foram internadas em hospitais de Araçatuba nesta terça-feira (19) por suspeita de picada por escorpião em escolas da cidade, totalizando cinco casos em cinco dias.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade