Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/09/2013

Cirurgia retira tumor mamário de 3 quilos de cadela

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Nódulo mamário retirado de cadela pesou mais de três quilos

DA REPORTAGEM

 

Na semana que antecede o dia do médico veterinário, 09 de setembro, um caso inusitado chamou a atenção no campo da medicina veterinária em Penápolis. Uma cadela de sete anos de idade precisou ser submetida a uma cirurgia para a retirada de um nódulo mamário. O caso seria considerado normal se não fosse o fato do nódulo pesar 3,08 quilos, com o tamanho aproximado de um melão. O caso foi registrado pela veterinária Inês Cristina Medeiros Diniz. "Estamos acostumados com casos de nódulos nas mamas de cadelas, mas algo muito inferior ao caso que recebi nesta semana. A proprietária do animal havia conversado comigo e pedi para ver a cadela, achando que seria apenas mais um caso, porém, quando a vi, fiquei impressionada sobre o que se tratava e decidi que uma cirurgia precisaria ser feita com urgência, para o bem do animal", comentou. O caso foi divulgado pela veterinária com a devida autorização da proprietária da Dara, uma cadela fruto da mistura da raça Boxer com Fila. Inês revelou que a dona da cadela tinha conhecimento de que ela possuía um Cacinoma Mamário e que foi adiando a consulta ao veterinário por dificuldades financeiras, já que sabia que uma cirurgia seria necessária. O caso foi prolonga por cerca de um ano. "Ela chegou a procurar outros veterinários que alertaram que uma cirurgia àquela altura poderia trazer complicações para o animal, causando a te mesmo a morte, o que a deixou bastante preocupada em relação a cirurgia", disse. Inês revelou que ao saber do caso de Dara teve curiosidade e quando a conheceu ficou muito preocupada. "O nódulo era enorme, fiquei muito sensibilizada com a situação, pois ela carregava algo muito pesado, o que a dificultava de andar e levar uma vida normal de cachorro, de fato aquilo estava sendo um grande incômodo para ela", ressaltou. Diante da situação, Inês convenceu a proprietária de Dara a fazer a cirurgia na última segunda-feira (02). O processo cirúrgico demorou mais de duas horas. "O nódulo é impressionante, pesou mais de três quilos e tem o tamanho aproximado de um melão. Felizmente tudo correu bem e a Dara pôde descansar logo após a cirurgia", citou. Para a recuperação foram necessários 40 pontos. "A expectativa de recuperação da Dara é muito positiva. Logo após a cirurgia ela já estava descansando e quando acordou da anestesia seu ânimo já era outro, se mostrando bastante disposta", concluiu. O tratamento dela exigirá cuidados, como o uso de medicamentos antibióticos e antiiflamatórios, curativos no local da ferida e ainda exames feitos constantemente para que haja um controle e garantia de que outros nódulos não venham a aparecer no organismo do animal. "A partir de agora a qualidade de vida de Dara aumentará e muito, fiquei muito feliz, principalmente pela resposta positiva que seu organismo deu com a retirada de um nódulo com proporções nas quais jamais conheci caso parecido. Dara agora será outra cadela", finalizou Inês. (Rafael Machi)

 

O que é um tumor mamário?

 

 

Quando ocorre um crescimento anormal, desordenado e persistente dos tecidos, mais rápido do que os normais caracteriza-se a neoplasia. Vivendo por mais tempo, alimentando-se de rações com conservantes e expostos à poluição do meio ambiente, os animais estão mais sujeitos a desenvolver neoplasias. Tumores mamários são muito comuns em cães e gatos. O tumor de mama é o segundo mais comum em cães e o primeiro mais comum em cadelas. Acometem no geral, animais mais velhos (com cerca de 10 anos de idade), de preferência, ocorrem em animais que possuem todo o seu aparelho reprodutivo e aqueles que foram castrados, após numerosos cios. Isso porque o uso constante de anticoncepcionais ocasiona um grande número de hormônios, o que favorece o aparecimento dos tumores mamários. Nos cães, cerca de 50% dos tumores mamários são malignos e desses, ao redor de 90% são carcinomas. O diagnóstico pode ser feito através do exame clínico e palpação, mas deve ser feita a confirmação com o auxílio de algumas técnicas de diagnóstico, como exames de sangue, radiografias, aspiração com agulha fina (FNA) e biópsia. Na maior parte dos casos, o tratamento para o tumor mamário é a retirada, por cirurgia. Existem também outras técnicas de tratamento, como a radioterapia. O melhor método para prevenir o aparecimento de tumores mamários é a castração e, de preferência, antes do primeiro cio do animal, pois após esse período, cai a taxa percentual de prevenção, podendo chegar a ser nula. (RM)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade