Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/08/2022

Circuito Sesc de Artes 2022 traz diversas atrações gratuitas para Penápolis e região

Imagem/Telmo Rocha
Detalhes Notícia
Ruas Penápolis, Lins, Araçatuba, Pindamonhangaba, São Luis do Paraitinga, Lorena, Itapetininga, Itapeva e Itararé recebem a caravana de atrações do projeto com atividades culturais

DA REDAÇÃO

De 12 a 28 de agosto, acontece o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas.
A programação, para todas as idades e interesses, passa por 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.
O primeiro trio de cidades a receber um dos 14 roteiros é Lins (dia 12), Penápolis (dia 13) e Araçatuba (dia 14). Na semana seguinte, o comboio de atrações chega em Pindamonhangaba (19 de agosto), São Luis do Paraitinga (20 de agosto) e Lorena (21 de agosto). Itapetininga (26 de agosto), Itapeva (27 de agosto) e Itararé (28 de agosto) fecham a viagem dos artistas que integram esse roteiro. 
O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.
Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

Programação do roteiro
A Fantástica Fábrica de Fantoches, realizada pelo Agulha Pop (SP), utiliza a imaginação e técnicas manuais de colagem, desenho, bordado e costura manual. Os participantes transformam uma luva de feltro em um divertido fantoche, saindo da oficina com o aprendizado básico da elaboração de uma peça artesanal e prontos para brincar e contar histórias.   
O Bodoque Coletivo de Cinema (SP) monta um mini estúdio de cinema em Gambiarras para Cinema e Vídeo - Improvisando Cenas. Nele, os participantes podem experimentar técnicas e linguagens cinematográficas utilizando equipamentos alternativos construídos pelos próprios artistas do coletivo.   
O Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira (SP) leva ao Circuito Sesc de Artes o seu Bolo de Rolo: Banda Baile Bloco. O espetáculo de dança tem como proposta ser um baile interativo, que remete às festas populares brasileiras, em que o público é convidado a estar em cena participando das coreografias e interagindo com os bailarinos ao ritmo do forró, do coco, do maracatu e do baque virado misturados ao pop e rock.    
No Quintal do Passarinho, crianças e adultos são convidados a ler junto com os artistas da Cia Passarinho Contou (SP) recados poéticos e diversas histórias selecionadas. O espaço equipado com tapetes e almofadas tem cheiro de livro novo e sabores de histórias.   
A Cia Passarinho Contou também apresenta o Cortejo Voador. Um cortejo musical circense traz mensagens poéticas para crianças e adultos para deixar o dia mais feliz. Todos são convidados a participar, tocando os instrumentos, dançando e cantando as cantigas. O cortejo precede a mediação de leitura com o grupo.    
A DJ, pesquisadora e produtora musical Mari Boaventura (SP), que se dedica exclusivamente aos sons produzidos por artistas negras e negros, traz à tona sonoridades e questões esquecidas do imaginário comum dentro do universo da música eletrônica contemporânea. Seus sets embalam o público com uma seleção de sonoridades da diáspora africana e seus desdobramentos modernos.   
O espetáculo VRAAA!, do Núcleo VRAAA (SP), é a atração teatral desse roteiro. Deitado no chão, um boneco de quase dez metros de altura chama a atenção do público e provoca estranhamento quando desperta e começa a se mexer. Nesta performance lúdica, quatro artistas dão vida ao boneco, que se transfigura em novas formas. De suas estruturas surgem bonecos, máscaras e parangolés, que se sobrepõem para construir novas possibilidades. 
O Coletivo Vertigem (SP) mescla diferentes modalidades circenses como roda cyr, acrobacias de solo e aéreas e saltos no “trampoline wall” em Construtores. A trupe em cena, formada por cinco artistas, representa construtores em seu dia a dia de trabalho em uma cidade em obras.

Circuito Sesc de Artes 2022 - De 12 a 28 de agosto

Roteiro 12
Lins - Dia 12 de agosto - Praça Joaquim Piza - R. Olavo Bilac, s/nº - Centro
Penápolis - Dia 13 de agosto - Praça Dr. Carlos Sampaio Filho, s/nº - Centro 
Araçatuba - Dia 14 de agosto - Praça Paraíso - Rua Saldanha Marinho, 1428 - Paraíso
Pindamonhangaba - Dia 19 de agosto - Praça 7 de Setembro - R. Sete de Setembro, s/nº  - São Benedito
São Luis do Paraitinga - Dia 20 de agosto - Praça Doutor Oswaldo Cruz, s/nº - Centro
Lorena - Dia 21 de agosto - Praça Dr. Arnolfo de Azevedo, s/nº - Centro
Itapetininga - Dia 26 de agosto - Largo dos Amores - R. Dr. Júlio Prestes, 423 - Centro
Itapeva - Dia 27 de agosto - Praça de Eventos Zico Campolim, s/nº - Central Park 
Itararé - Dia 28 de agosto - Praça Francisco Alves Negrão, s/nº (Praça São Pedro)

Site: http://www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes

(Com A/I Sesc)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade