Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/11/2016

Cinema: Uma câmera na mão e talento de sobra na tela

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Os alunos dos grupos vencedores receberam troféus como prêmio do Festival

Considerada a sétima arte, o cinema arrebatou a atenção dos alunos da Escola Municipal de período integral “Profª. Harume Kubota da Silva”. A admiração por essa arte foi tamanha, que os alunos fizeram a produção de oito curtas-metragens, exibidos e premiados no 1º Festival de Cinema Mudo, realizado no último dia 04, no Cine Lúmine.
Cerca de 250 alunos da escola foram ao cinema prestigiar os filmes produzidos pelos amigos dos 4ºs Anos, durante as aulas de teatro, oferecidas no contraturno escolar. A atividade integra o projeto “Mini Astros”, idealizado pelo professor de teatro da escola, Tony Carlos.
De acordo com o professor, dentre as diversas modalidades de artes trabalhadas com as crianças, os alunos se apaixonaram pelo cinema e quiseram fazer atividades voltadas à sétima arte. “Os alunos propuseram a gravação de filmes, onde eles mesmos produziram os roteiros, fizeram as filmagens com câmeras digitais simples e até mesmo celulares. As crianças tiveram total autonomia em todo processo de produção dos filmes; apenas a edição das imagens ficou por minha conta”, explicou o professor Tony Carlos.

Cinema Mudo   
Outra curiosidade destacada pelo professor de teatro, é que as crianças quiseram fazer vídeos baseados no cinema antigo, semelhantes aos filmes do Charles Chaplin, onde a imagem é em preto e branco e não há falas. “Achei muito interessante, pois o cinema mudo permite que o aluno desenvolva outras formas de se expressar, que não necessariamente a fala”, comentou.
Para o professor, os alunos escolheram fazer o mais difícil, já que são crianças de 9 a 10 anos, que elaboraram um roteiro sem falas. “Entretanto, esses alunos surpreenderam a todos da escola, produzindo vídeos excelentes”, avalia orgulhoso, o professor Tony Carlos.
Ao todo, foram produzidos oito curtas, com duração aproximada de 6 minutos cada. Cerca de 60 alunos dos 4º Anos participaram da atividade, eles foram divididos em grupos e cada grupo fez a produção de um filme.
São vídeos de temáticas variadas e gêneros diversos, como terror, comédia, drama,  escolhidos pelo próprio grupo. Os curtas produzidos foram: “Caça ao Tesouro”, “Bullying na Escola”, “Os cinco Idiotas”, “Escola”, “Sempre Assim”, “Competição de Dança”, “O Burro da Cidade” e “Não há Título”.
Os filmes foram postados no site youtube e também com link na página do facebook “Mini Astros”, onde são divulgados os trabalhos do projeto homônimo.

Premiados
O sucesso dos filmes foi tamanho entre a garotada da escola, que o professor de teatro e a diretora Elisângela Galante decidiram fazer o 1º Festival de Cinema Mudo,  para que todos os alunos pudessem prestigiar os curtas produzidos na escola e ainda premiar os dois melhores vídeos.
Foram vencedores do Festival o filme “Sempre assim”, o mais curtido na internet e vídeo “Bullyng na Escola”, selecionado pelo juri composto por professores e profissionais de arte da cidade. Os alunos dos grupos vencedores receberam troféus como prêmio do Festival.
A direção da Escola Harume Kubota parabeniza todos os alunos dos 4º Anos pela participação, agradece à Secretaria Municipal de Educação pelo apoio, aos profissionais que compuseram o corpo de jurados e especialmente à empresária Mariá Marins Bastos, proprietária do Cine Lúmine, que gentilmente cedeu o cinema para a exibição dos filmes a todos alunos da escola, em horário diferenciado.   
“Pretendemos fazer outra sessão de cinema para apresentar os filmes aos pais de nossos alunos, para que eles também conheçam os talentosos artistas que possuem em casa. E no próximo ano, os alunos podem se preparar porque teremos o 2º Festival de Cinema Mudo”, anunciou o professor Tony Carlos.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade