Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/11/2007

Cido Malta supera dificuldades visuais e lança novo CD

Detalhes Notícia

O penapolense Aparecido Donizete Soares Malta, 49 anos, o “Cido Malta”, conseguiu superar uma dificuldade visual que há três anos o impede de ler ou escrever, para lançar um novo CD de músicas no mercado, intitulado, “Família”. Com 12 composições, todas de sua autoria, Cido Malta chega a marca de três discos lançados no mercado. Os anteriores, “Solidariedade” e “Vitrine”, também contam com a grande maioria das músicas com composições próprias. Cido destacou que há muito tempo compõe músicas, não somente sacras, mas também românticas, samba, sertanejo e até de carnaval. Porém, gravados são apenas com temas religiosos. O incentivo em gravar o primeiro CD ocorreu durante encontro de um movimento católico, em 1999, quando pediram para que ele fizesse uma música em homenagem aos casais. “Demorei trinta dias até surgir a música Vitrine, que até hoje é bastante requisitada e resultou em três tiragens do CDs”, recordou o cantor e compositor.

 

Visão

Ao contrário dos demais lançamentos, Cido Malta ressalta que com este novo trabalho pretende alçar vôos mais altos, em especial nas cidades da região. Convites já estão surgindo, porém somente após o lançamento oficial, marcado para o próximo dia 06, no Cine Teatro Lúmine, é que pretende agendar compromissos. “Infelizmente, o problema de visão impede que eu me locomova só”, lamentou. O problema, segundo ele, surgiu há três anos e ele consegue enxergar apenas longas distâncias. “Nos meus shows eu não posso usar um esboço ou um monitor para acompanhar as letras das músicas. Isso me obriga a decorar todas as letras ou mesmo contar com a ajuda de meu filho Guilherme, que se mantendo próximo à mim, e com a letra em mãos, me auxilia quando ocorre algum embaraço. Ele funciona como se fosse um “ponto” (equipamento aplicado no ouvido para comunicação)”, satirizou. Já para compor as músicas Cido Malta utiliza-se de um gravador K7 para que posteriormente outra pessoa possa transcrevê-la para o papel.

 

Composições

O compositor conta com mais de 200 músicas compostas, um total de três CDs e 34 músicas gravadas. No primeiro trabalho, apenas uma canção não é de sua autoria e no segundo, duas. Já o atual, são todas próprias. “Trabalhei seis anos para gravar este CD, selecionando e revendo com carinho tudo que pudesse agradar melhor ao público”, observou.

A inspiração, destacou, surgem muitas vezes ao acaso. “Como exemplo, quando estou andando na rua e observo uma imagem ou uma cena corriqueira, acaba servindo como inspiração. Na música “Olhar de Deus” eu estava em um velório do filho de um amigo quando ele fez um comentário interessante. Ele disse que enquanto sua família sofria naquele lugar, em outros havia festa. Guardei estas frases para compor a letra”, comentou. Para compor, segundo ele, é necessário um local calmo, de preferência um quarto fechado para que não ocorra qualquer interferência. Neste último CD, Cido também inovou, ao convidar 85 crianças da Paróquia de Santa Terezinha para participar na música “Natal”. “Com elas a música ficou bem melhor”, confidenciou. A música já está recebendo pedidos para execução em rádios da cidade. “Família” tem uma tiragem de 1.025 cópias, 200 delas já distribuídas na cidade. O preço sugerido é de R$ 15,00 e a previsão é de que até o próximo mês haverá a necessidade de uma nova tiragem. Apesar de sua ligação com a Igreja Católica, Cido Malta faz questão de ressaltar o seu trabalho é de mensagem e bastante admirado pelo público evangélico. “A música Família caiu no gosto dos evangélicos. Ela é uma música sacra, ou seja, não é católica ou evangélica, mas apenas de mensagem”, relatou. Segundo o compositor, há alguns dias ele a ouviu durante um programa de rádio evangélico e decidiu agradecer o pastor. “Sua resposta me emocionou, pois o pastor ressaltou que a família existe em qualquer segmento, independente se ela é católica, evangélica ou mesmo atéia”, finalizou. Cido é casado com Maria Pedra Caputo Malta e tem os filhos Tiago Caputo Malta, 20, e Guilherme Caputo Malta, 15. Auxiliam em seu trabalho na função de produtores o amigo José Antônio Lázaro e o irmão Geraldo Soares Malta, produtores dos shows. O show de lançamento tem os ingressos, já praticamente esgotados, fixados no valor de R$ 5,00, que servirá para custear o evento. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade