Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/02/2014

Cidade registra alto índice de acidente com motos

Secom-PMP
Detalhes Notícia
O MotoBox é novidade no trânsito penapolense, mas já vem sendo usada com êxito em grandes cidades como São Paulo, Barcelona e Madri

No início deste ano, a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Penápolis, elaborou um relatório de acidentes de trânsito ocorridos no município. O relatório apontou um alto índice de acidente, sendo a maioria envolvendo motos. Os dados referentes ao ano de 2013 foram coletados pelo secretário municipal de Trânsito, Coronel Daniel Rodrigueiro, junto à Polícia Militar.

No ano passado, foram registrados 539 ocorrências de acidentes de trânsito, sendo 463 ocorrências envolvendo motos, o que representa 82% dos acidentes. Das ocorrências envolvendo motos, 448 tiveram vítimas, ou seja, em 96,5 % dos acidentes.

De acordo com o coronel Daniel Rodrigueiro, os dados apontam a necessidade de uma ação voltada aos motociclistas, principalmente porque a frota de motos na cidade vem crescendo vertiginosamente. "Tendo em vista o aumento do número de motos no trânsito e o alto índice de acidentes envolvendo motociclistas, a Secretaria de Trânsito adotou algumas medidas de segurança para o motociclistas, como por exemplo, a instalação de Motobox nos semáforos", comentou o coronel.

 

MotoBox

O MotoBox é uma faixa de retenção para motos e bicicletas entre a faixa de pedestre e os demais veículos parados no vermelho do semáforo. O objetivo é proporcionar maior segurança para as motos e ciclistas, diminuindo o conflito com carros, camionetes e caminhões no momento da largada do sinal verde.

A área exclusiva se justifica em função de que os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os agentes mais vulneráveis a acidentes de trânsito. A medida visa dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres, e diminuir assim o número de acidentes. Vale lembrar que essa sinalização é novidade no trânsito penapolense, mas já vem sendo usada com êxito em grandes cidades como São Paulo, Barcelona e Madri. Para que a população se conscientize da importância do uso adequado do MotoBox, a Secretaria de Trânsito confeccionou panfletos explicativos que estão sendo distribuídos na cidade. Secom – PMP

 

Acidentes acontecem mais aos finais de semana

Ainda de acordo com o relatório elaborado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, junto à Polícia Militar, foi constatado um maior índice de acidentes aos finais de semana. As sextas-feiras e sábados foram os dias da semana de predomínio de ocorrências.
Em 2013, a média foi de 45 acidente por mês, ou seja, 1,5 acidente por dia. Porém, aos finais de semana, foram registradas de 6 a 8 ocorrências em apenas três dias (sexta, sábado e domingo).
De acordo com o secretário municipal de Trânsito, coronel Daniel Rodrigueiro, que elaborou o relatório, nos anos anteriores, o índice de acidente era maior. Em 2009, foram registradas 800 ocorrências; e em 2013, esse número caiu para 539 acidentes de trânsito. “Mesmo com a diminuição do número de acidentes nos últimos anos, o índice de 1,5 acidente por dia é muito grande para Penápolis”, afirmou o secretário.
A colisão foi a natureza de acidente que prevaleceu em 345 ocorrências, características de acidentes que ocorrem em cruzamentos de vias, sendo 22 ocorrências envolvendo embriaguez e 52 acidentes envolvendo bicicletas.

Frota
Atualmente Penápolis possui uma frota aproximada de 40 mil veículos, entre os quais estão 20 mil carros e 11 mil motos, distribuídos numa malha viária de aproximadamente 270 quilômetros.
Com uma população estimada em 61 mil habitantes, o índice de motorização de Penápolis chega a 60%, ou seja, para cada grupo de 100 habitantes, 60 habitantes possuem um tipo de veículo motorizado.
“Esse percentual de motorização é muito alto para Penápolis. Portanto, é necessário dirigir com prudência, redobrar a atenção e respeitar as normas de trânsito para evitar acidentes”, concluiu o secretário Daniel Rodrigueiro.  Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade