Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/10/2013

Cidade quer dar oportunidade para a geração de empregos

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O secretário de Desenvolvimento, Hugo Crepaldi (primeiro à esquerda), conversa com empresário e funcionário sobre a construção de novas empresas no Parque Industrial

DA REPORTAGEM

 

Entre os anos de 2012 e 2013, Penápolis tem passado por grandes dificuldades na área trabalhista, por conta da paralisação da maior geradora de emprego da cidade, a Usina Campestre. O fato gerou grande insegurança na economia local, preocupando as autoridades e munícipes devido ao grande número de demissões ocorridas nos últimos meses. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho, Penápolis registrou no mês de setembro 1.361 demissões, desse total, 596 foram de trabalhadores da cultura da cana-de-açúcar e 38 do setor de operador de equipamento de refinamento de açúcar. Mesmo com a preocupação de empresários e comerciantes, o Secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo, Hugo Tadeu Montanari Crepaldi, alerta que esta dificuldade não é tão danosa para a economia local, ressaltando que estes baixos índices apontados pelo Caged já era esperados por ele. "Isso porque se uma grande empresa como a usina encerra suas atividades, ela terá mesmo que mandar funcionários embora, e isso refletirá, sem dúvidas em estatísticas apresentadas pelo Caged, sendo tal fato a principal geradora dos números negativos no Ministério", informou. Ele explicou que a mão de obra deixada pela Campestre já está sendo absorvida por outras indústrias.

"A região é muito forte quanto ao trabalho em usinas, por isso, aqueles que possuem experiência adquirida na Campestre estão sendo chamados por outras empresas, ou estão tendo oportunidade de trabalhar em outras indústrias da cidade, que devem ser valorizadas, pois são responsáveis pela geração da maior parte dos empregos na cidade", ressaltou. O objetivo da atual administração é a de levar aos micro e pequenos empresários a oportunidade de crescimento. "Estamos visitando estas empresas e estudando suas possibilidades de crescimento, podendo ajudar em sua expansão conforme sua necessidade e disponibilidade da prefeitura", explicou. A meta do trabalho é oferecer condições para que o empresário possa crescer, aumentando sua estrutura e assim oferecer mais empregos para os trabalhadores da cidade. "Estamos realizando um trabalho de formiguinha, plantando hoje para que colhamos os frutos no amanhã, afinal se os empresários têm incentivos hoje, tenho certeza que ele continuará investindo, crescendo e gerando cada vez mais empregos na cidade, o que é um ponto muito positivo e que pode chamar a atenção de demais empresários para que também se instalem aqui", explicou.

 

Incubadora e Parque Industrial

Outro investimento que está sendo retomado pelo secretário, é em relação à Incubadora e ao Parque Industrial, que segundo Hugo também merece atenção especial. "Quando se investe no pequeno empresário, dá-se a ele a oportunidade de expansão, um exemplo é a saída de quatro empresas da Incubadora para se instalar no PI, o que possibilitará a contratação de mais funcionários de forma imediata", ressaltou Hugo. Um grande trabalho está sendo realizado por sua secretaria com o objetivo de regularizar a situação de empresários que ocupam os espaços do Parque Industrial. Segundo ele, mudanças nas leis que estão acontecendo ao longo dos anos fizeram com que registros que não eram obrigatórios para os empresários, impediam de ampliar seus espaços. "Qualquer registro que antes não era exigido e que passou a ser é motivo de impedimento para que o empresário aumente seu investimento, assim estamos fazendo levantamento de documentos para que tudo seja resolvido e o pequeno empresário cresça e gere mais empregos para nossa população", enfatizou. Outra medida revelada pelo secretário é com relação à retomada de espaços cedidos pela prefeitura e que não estariam sendo utilizados de forma correta pelos empresários responsáveis. "Existem locais que não estão sendo utilizados da forma como foi acordado, assim deixamos de usar um espaço que poderia ser emprestado para outra empresa que, de fato, geraria mais empregos", disse. Outro exemplo de crescimento é a empresa de transportes do empresário Claudomir Pereira, que há nove anos está no ramo. Como forma de incentivo, a prefeitura disponibilizou pra ele um espaço no PI para construção de nova sede, em contrapartida ele aumentará o quadro de funcionários de sete para 10, podendo contratar mais até o segundo semestre de 2014. Outra empresa que também vai gerar novos empregos é a fabrica de retentores do empresário Renato Pagani. Hoje sua empresa que está instalada na Incubadora gera 20 empregos diretos, e com a nova sede no Parque Industrial gerará 10 novos empregos diretos.

 

Profissionalização

Como a geração de empregos é um dos principais objetivos do secretário de desenvolvimento, a qualificação de mão de obra também faz parte dos planos dele. O Instituto de Profissões (que na verdade é uma reformulação do antigo centro de capacitação profissional), criado em maio deste ano, hoje qualifica 300 alunos, mas a intenção do projeto é aumentar para 500 em março de 2014. O prédio foi totalmente reformulado para receber estes futuros profissionais e hoje possui estrutura para oferecer aulas de eletricista, torneiro mecânico, manicure e pedicure, cabeleireiro, auxiliar de escritório, informática, pespontadeira, corte e costura, e outros. "Toda esta capacitação é feita através de parcerias entre escolas de capacitação de grande nome no mercado, como o Senai. Além disso, contamos com o apoio do Sebrae, grandes parceiros da administração", completou. O Instituto de Profissões é coordenado por Manoel Feliciano, que se sente muito feliz em ajudar os alunos se tornarem grande profissionais. "É uma honra poder ajudar. Estamos sempre desenvolvendo trabalhos para que cresçam profissionalmente", enfatizou. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade