Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/05/2018

Cidade monta Cepen para atender especialidades

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Cepen funcionará a partir de hoje nas dependências da Macro II

O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, declarou ontem (22) que o município está montando sua estrutura própria de atendimento em especialidades de saúde – o Cepen (Centro de Especialidades de Penápolis). Já a partir de hoje a população local começará a ser atendida por médicos especialistas do quadro da prefeitura, nas dependências da Macro de Saúde II – o Postão. 
Segundo explicou Célio de Oliveira, a medida foi tomada em razão da suspensão do atendimento aos penapolenses nas unidades do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde), determinada pelo do Conselho de Prefeitos.
“Ao lado de outros seis municípios da comarca, há décadas Penápolis integra o Cisa, e sempre foi vanguarda na saúde, sediando o consórcio e socorrendo as cidades vizinhas. Entretanto, num momento em que estamos enfrentando dificuldades financeiras, e por conta disso atrasamos os repasses mensais, o Conselho de Prefeitos decidiu categoricamente vedar o atendimento à nossa população”, comentou Célio.
 “Quando fui presidente do Cisa, houve muitas oportunidades de atrasos de outros municípios, inclusive houve situações de cidades que ficaram mais de um ano sem pagar a contrapartida. Mesmo assim, nunca tomamos uma decisão radical como essa, bancando a ausência de pagamentos devidos. Nunca mandamos para casa pacientes de outras cidades”, recordou.
Célio de Oliveira lamentou o fato de que Penápolis não tenha recebido o mesmo tratamento neste momento de dificuldades.

Socorro à Comarca
“Outro exemplo de que a Prefeitura de Penápolis sempre socorreu as outras cidades da comarca pode ser verificado nos atendimentos da nossa Santa Casa de Misericórdia e nosso Pronto Socorro. São serviços de saúde bancados por Penápolis, mas que atendem uma imensa quantidade de pacientes destes municípios diariamente”, destacou ele.
Ele ainda classificou a medida do conselho como ilegal, já que apesar de haver atraso nas mensalidades por parte da Prefeitura de Penápolis, o Sistema SUS (Sistema Único de Saúde) vem fazendo os repasses normalmente, no que diz respeito à cota de pacientes de Penápolis. 
“Os serviços não poderiam ter sido 100% suspensos. No máximo poderia ter havido uma redução”, afirmou.

Alternativa
O prefeito de Penápolis disse que, ao impor de forma imediata o pagamento das mensalidades em atraso, sob pena de suspensão por tempo indeterminado dos atendimentos ao povo de Penápolis, o Conselho de Prefeitos do Cisa não deixou outra alternativa à cidade. 
“Não há como saldarmos integralmente os pagamentos de imediato. Então, fomos buscar soluções para não deixar a nossa população desassistida. O povo não pode e não vai ficar com o ônus dessa situação”, garantiu.
“A partir de agora estamos saindo do Cisa, e requisitando os nossos médicos da Prefeitura cedidos para atuar no consórcio. Sendo assim, a partir desta quarta-feira, dia 23, a prefeitura já vai oferecer atendimento de oito especialidades”, anunciou Célio de Oliveira.
As consultas desmarcadas destas oito especialidades citadas pelo prefeito (Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia - que não tinha no Cisa - Endocrinologia, Ortopedia, Proctologia, Otorrinolaringologia e Pediatra) serão remarcadas para atendimento no “Postão de Saúde”.

Estudos
Com relação ao restante das especialidades e o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e Caps AD (Álcool e Drogas), o prefeito de Penápolis disse que ainda deve levar cerca de 15 dias para que se tenha uma solução quanto ao funcionamento, e que já estão sendo finalizados estudos.
“Ainda não deu para resolvermos isso imediatamente, mas já estamos com estudos a esse respeito, e pedimos um pouquinho de compreensão da população, pois estamos nos empenhando ao máximo para que tudo se resolva o quanto antes”, assegurou o prefeito de Penápolis.
“A proposta foi que pagássemos imediatamente ou haveria suspensão. Como não podemos pagar, criamos o Cepen. Já pactuamos a questão dos exames, e estamos em vias de pactuar a compra de remédios”, concluiu Célio.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade