Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/01/2023

Cidade da região é a 3ª melhor do Estado para se investir

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Índice do Ministério da Economia avalia o ambiente de negócios em todo o país

DA REDAÇÃO

O município de Birigui é o terceiro melhor entre os demais municípios do Estado de São Paulo para se investir, aponta índice do Ministério da Economia que avalia o ambiente de negócios em todo o país.
De acordo com o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), edição 2022, cujo resultado foi divulgado no início desta semana, ao somar 542 pontos, Birigui, ficou atrás apenas de Sorocaba que alcançou 571 pontos e São Bernardo do Campo, que somou 553 pontos.
A capital do calçado infantil ficou à frente de grandes centros como a própria capital do Estado (532); Santo André (510); Jundiaí (503); São José do Rio Preto (496); Praia Grande (490); São José dos Campos (489); Franca (485); Santos (479); Bauru (467); Piracicaba (465), entre outros.
Outro destaque entre as métricas analisadas para a composição do ICM, foi o quesito “Tributação no Município”, que avalia a carga tributária do setor privado e seu potencial para promover melhorias no cenário econômico local, gerando um ambiente amistoso ao contribuinte. Nesse indicador, Birigui ficou em 12º no Brasil, entre os 119 municípios participantes do levantamento.
Para o prefeito Leandro Maffeis, o levantamento ajudará a administração municipal a avaliar as ações já realizadas e a traçar planos de melhoria. “Ficamos em 3º lugar do Estado de São Paulo e entre os melhores municípios brasileiros para se empreender, com avanços no ambiente de concorrência e competitividade. Nossa gestão tem trabalhado para desenvolver um ambiente de negócios favorável aos empresários e novos empreendedores, criando condições para o crescimento econômico, a geração de emprego, renda e a melhoria da qualidade de vida da população”, disse.
Na opinião do gestor público, o ICM também servirá para ajudar Birigui a conquistar recursos com os governos Estadual e Federal, assim como na atração de novos investimentos.

Fatores
Entre os fatores que podem ter contribuído para a posição alcançada por Birigui, está a doção de políticas públicas robustas, adotadas pelo poder público municipal, para destravar o ambiente de negócios local e o trabalho realizado de maneira conjunta com as instituições do ecossistema empreendedor biriguiense.
De acordo com apontamentos feitos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), em 2022, a cidade consolidou expressivo crescimento nas exportações; melhorou a pauta exportadora; avançou na empregabilidade com a criação de empregos; notabilizou-se pela expansão na abertura de novos empreendimentos; conquistou reconhecimento do segundo APL (Arranjo Produtivo Local), do setor moveleiro; entre outras ações e projetos em prol do desenvolvimento econômico local.
O fortalecimento do trabalho integrado com instituições do ecossistema empreendedor por meio do PDL (Programa de Desenvolvimento Local) de Birigui é outro aspecto apontado como diferencial na trajetória para o fortalecimento econômico.

ICM
O ICM é resultado do trabalho conduzido pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade e pela Advocacia da Concorrência e Competitividade do Governo Federal.
Birigui integrou a primeira edição em 2021, sendo uma das 15 cidades brasileiras participantes da fase piloto de estudos.
Na edição de 2022, houve a participação de 119 cidades, dentre as que quais, as maiores do Brasil em número de habitantes. No entanto, Birigui permaneceu, pois esteve na fase piloto e passou a ser um “case” de sucesso.
Os indicadores avaliados estão distribuídos em nove temas: empreendendo no município; infraestrutura e uso do solo; construindo no município; qualidade da regulação urbanística; liberdade econômica; concorrência em serviços públicos; segurança jurídica; contratando com o poder público e tributação.
A iniciativa tem como objetivo avaliar de forma ampla a competitividade e concorrência no Brasil, visando melhorar o ambiente de negócios nos municípios através da disseminação de boas práticas de empreendedorismo.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade