Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/05/2008

Cidadania: Projeto Ciranda muda rotina dos moradores rurais

O projeto “Ciranda do Esporte e Lazer Rural” agitou vários bairros rurais de Penápolis e Barbosa neste domingo. Realizado pelo Sindicato Rural de Penápolis através de convênio com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) levou cidadania a milhares de pessoas.
Em Penápolis o projeto aconteceu durante todo o domingo nos bairros Araponga, Saltinho do Lajeado (Galinari), Saltinho do Coroados e Centro Rural, Bairro da Bahia e Córrego dos Pintos, e Córrego Grande. Em Barbosa reuniu mais de mil pessoas no Centro de Lazer do Trabalhador.
Foram realizadas oficinas pedagógicas com brincadeiras para crianças, como confecção de pipas, pinturas, desenhos e dobraduras, vôlei, futebol e queima; bocha; caminhadas campestre, torneio de truco e cavalgadas. Em todos os pontos foi fornecido almoço gratuito para as famílias.
Segundo o presidente do Sindicato Rural, João Antonio Castilho, o Ciranda, em sua primeira edição em Penápolis e terceira em Barbosa, foi um sucesso. “Superou nossas expectativas com um público menor em cada bairro de 300 pessoas. Um momento de congraçamento entre os produtores e seus familiares.”
Destaca ainda na importância do feito a parte da saúde oferecida através de parceria com a Prefeitura Municipal de Penápolis. “Tivemos profissionais prevenindo sobre doenças como diabete, palestra sobre a Dengue e atendimento odontológico. Pessoas que sofrem de hipertensão não sabiam nem a medicação correta.” Um dos destaques foi no Córrego Grande, onde o torneio de truco, que contou com 16 trios, recebeu o nome da produtora Maria Fernandes de Castro Munhoz, falecida no dia 6 de maio com 54 anos. Ela estava liderando a articulação dos moradores para o projeto, inclusive chegou a participar das reuniões de preparação. No bairro Araponga os moradores decidiram como gesto concreto e apoio da prefeitura, depositar os recicláveis no barracão da capela para ser coletado pela Corpe (Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Lixo de Penápolis) uma vez por semana. O prefeito João Luís dos Santos (PT), que prestigiou in loco o projeto Ciranda, disse que veio para ficar, pois os moradores já o solicitaram mais vezes ao ano. “É uma possibilidade deles se encontrarem não só nos casamentos, velórios e festa do padroeiro de suas comunidades.”
Os encontros das famílias acontecerem nas dependências das capelas. Em cada bairro os moradores se articularam na preparação do espaço e cozinha. Vários voluntários e monitores esportivos da prefeitura de Penápolis, por exemplo, estiveram coordenando as atividades. “Gostaria de dizer que o Sindicato Rural é um grande e importante intermediário na formação de parcerias com prefeituras e outros órgãos na preocupação em garantir a qualidade de vida para quem mora ou produz no campo,” acrescentou João Luís. Secom-PMP

Foto: O futebol atraiu muitos participantes

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade