Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/01/2017

Chuvas intensas não atrapalham a distribuição de água em Penápolis

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Foto tirada na manhã de ontem (11) na estação de captação de água do Ribeirão Lajeado

Apesar da grande quantidade de chuva que ocorreu em Penápolis nos últimos dias, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) informa que o procedimento de captação e abastecimento de água não foi prejudicado, portanto, a distribuição de água está sendo mantida normalmente à população penapolense.  
De acordo com o Daep, somente nos últimos dois dias, foram registradas precipitações de 80 e 70 milímetros, ocasionando o aumento da vazão do Ribeirão Lajeado. 
O volume pluviométrico nesses dois últimos dias foi muito grande, comparada aos anos anteriores. Segundo índices levantados pelo Daep, no mês de janeiro de 2015 foi registrado 210,70 milímetros de chuva; já em janeiro de 2016, foi registrado 190,20 mm. Entretanto, somente nestes últimos dois dias de janeiro de 2017, já foi registrado 150 mm de chuva, ou seja, mais da metade de precipitações do mês inteiro dos últimos dois anos. 

Abastecimento 
Com relação ao abastecimento de água, a intensidade das chuvas não prejudicou o processo de captação nem a distribuição de água na cidade. Apenas a turbidez da água foi alterada. 
De acordo com o diretor presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, a grande quantidade de chuva que caiu sobre o Ribeirão Lajeado interferiu diretamente na turbidez da água, que foi alterada pelo aumento de partículas suspensas. 
“Devido ao aspecto mais escuro deixado por essas partículas suspensas na água, o Daep precisa utilizar mais produtos químicos para tratamento da água, deixando-a com o aspecto límpido e qualidade ideal para consumo”, explicou. 
O diretor ainda lembrou que o Daep possui três conjuntos de moto-bombas para aduzir a água bruta para a Estação de Tratamento de Água e assegurou que todas as medidas preventivas como limpeza da caixa do gradeamento e da caixa de areia estão sendo executadas, evitando assim que areias, folhas e sedimentos interfiram no bombeamento da água bruta e mantenha adequadamente o abastecimento público. 
“Vale destacar que o Daep prima por manter o padrão de qualidade da água exigida pela Portaria nº. 2914 do Ministério da Saúde”, afirmou Batata. 

Transbordo
Com as fortes chuvas e o aumento da vazão do Ribeirão Lajeado, foram identificadas situações de transbordo das águas em algumas regiões da bacia do rio, onde há áreas de declive acentuado. A intensa precipitação de chuvas nos últimos dois dias abrangeu a cabeceira do rio no Bairro Santana (que fica em Alto Alegre) e também nos Bairros Araponga e Saltinho do Galinari, em Penápolis. 
Sendo assim, a equipe do CIRL - Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado percorreu as áreas de nascentes e leito do rio para monitorar a situação das curvas de nível e bacias coletoras de águas pluviais. O monitoramento é feito diariamente nessas áreas e todas as medidas necessárias estão sendo tomadas, com apoio dos proprietários rurais.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade