Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/07/2011

Cheiro forte e mato geram reclamações de moradores

Rafael Machi
Detalhes Notícia
É possível encontrar no córrego pontos com lixo oriundo das enxurradas

DA REPORTAGEM

 

Moradores próximos ao córrego Maria Chica, na altura do centro de lazer, têm reclamado do mato que quase cobre o leito do rio na parte mais alta. Segundo reclamações à equipe de reportagem do Diário, o mato tem crescido exageradamente, fazendo com que parte do córrego fique coberto podendo ocasionar o aparecimento de insetos.

Para a munícipe Tereza dos Santos Aguiar, moradora próxima ao local, o mato têm gerado incômodos, principalmente no fim da tarde. "Já cansamos de matar pernilongos e outros mosquitos que aparecem aqui, a quantidade é grande, tudo por causa do mato em local úmido", afirmou. Ela disse não entender a razão do crescimento. "A prefeitura sempre realizou os cuidados necessários com o córrego, constantemente a limpeza das margens é realizada, mas não entendo o porquê deste pedaço ficar praticamente abandonado", comentou. Ela se mostrou preocupada com o possível aparecimento de animais peçonhentos. "É preocupante, pois afinal esta água vem de uma área cercada por mato, o que facilita a proliferação destes animais que podem subir para a rua e até mesmo entrar em uma das casas", disse. A reportagem esteve no local e constatou o problema. A Secretaria de Comunicação da Prefeitura informou que os responsáveis têm conhecimento sobre o problema, mas que nada pode ser feito para erradicá-lo, pois o corte total do mato pode acarretar em crime ambiental.

A Secom também informou que o mato naquele local impede com que a terra que desce junto com a água se acumule em outros trechos do córrego, correndo o risco de causar um assoreamento do rio. A prefeitura está providenciando ações para amenizar o problema.

 

Cheiro

Outra reclamação que envolve o córrego, é de moradores da região da Vila Fátima, sobre o mau cheiro, semelhante ao de esgoto, sentido diariamente no início da noite. O odor que tem desagradado os munícipes daquela região, é bastante perceptível entre 19h00 e 21h00. A reportagem procurou o Daep (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis) e, segundo o Assistente Técnico da autarquia, Amir Gualda Ferlin, diversas reclamações já haviam sido feitas pelos moradores do local. Segundo ele, uma equipe do Daep realizou a vistoria de toda a rede de esgoto da região, porém nenhum problema foi constatado.

"Nada de anormal foi encontrado pela nossa equipe, além disso, as lagoas de tratamento, que cuidam de 100% do esgoto do município, estão funcionando de forma normal fazendo com que desconheçamos a origem do problema", afirmou. Ele disse que a situação já foi informada a Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que deve assumir a averiguação do problema. A reportagem tentou entrar em contato com a Sabesp, mas não conseguiu. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade