Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/05/2014

CHÁCARAS NA CIDADE: Moradores do ‘Recreio Mirage’ querem asfalto

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Além do asfalto seria necessário realizar obras de galerias pluviais na ‘Irmãos Torrezan’

DA REPORTAGEM

Os moradores do bairro Recreio Mirage, em Penápolis, voltaram a reivindicar o asfaltamento das ruas Guilherme Lang e Irmãos Torrezan. Segundo apurado pela reportagem, a principal reclamação dos moradores é por conta dos problemas enfrentados no dia a dia com a poeira, além das dificuldades que as pessoas enfrentam na hora de sair de casa por causa do barro que se forma nas ruas em dias de chuvas. O drama dos moradores já foi divulgado em outras reportagens do DIÁRIO DE PENÁPOLIS
De acordo com a dona de casa Maria Zélia da Silva, em dias de chuva o local fica intransitável, causando grandes transtornos para quem quer sair ou entrar no bairro. “É muita lama, o carro corre riscos de atolar, e com isso ficamos praticamente presos, pois se torna arriscado sair de casa e simplesmente ficar parado no meio da rua. Até mesmo a pé é ruim, pois você acaba se sujando”, comentou. Quando não é a chuva, o que incomoda é a grande quantidade de poeira formada no local. “Se alguém tiver algum problema respiratório não pode morar na região, pois a poeira é muito grande. Além disso, não conseguimos manter a casa limpa, os móveis estão sempre cheio de pó”, disse. 
Segundo os moradores, o problema se torna ainda maior com o grande tráfego de caminhões que passam pelo local todos os dias. No bairro existe uma borracharia que é muito utilizada por motoristas de veículos canavieiros, que são obrigados a transitarem pelas ruas locais para realizarem manobras para entrarem e saírem do estabelecimento. 
A rua Guilherme Lang é tida como rota de caminhões canavieiros que entram e saem de canaviais às margens da estrada da Jacutinga, o que acaba tornando as ruas do local mais intransitáveis. O tráfego de caminhões já causou problemas graves para os moradores da região. Em outubro de 2011, muitas residências ficaram sem energia por mais de 24 horas quando um caminhão passou pelo cruzamento da rua Irmãos Torrezan com a Guilherme Lang e teve diversos fios de energia e telefone enroscados na carreta, arrancando alguns postes da via e das residências.

Galerias e asfalto
Segundo o Secretário de Obras de Penápolis, Reinaldo Munhoz Morás, o problema do bairro não é somente a colocação de asfalto. Seria necessário realizar a implantação de uma galeria pluvial. 
“Aquele é um trecho onde corre muita água, desde o kartódromo, até a parte mais baixa do bairro. Simplesmente asfaltar neste trecho não adiantaria, pois os moradores passariam a sofrer com buracos constantes na rua e alagamentos”, comentou. Ele afirmou que existe o projeto para a implantação destas galerias. “Ele existe e abrange a colocação de galerias, bocas de lobos, estruturas para quebrar a força da água, além do próprio asfalto com guias e sarjetas”, afirmou. No entanto, o custo desta obra ultrapassa R$ 900 mil, o que a torna inviável somente com recursos municipais. “Recentemente, o Prefeito Célio de Oliveira (PSD) entregou uma série de pedidos ao Governador do Estado, Geraldo Alckmin, e um dos pedidos é justamente para esta galeria. Estamos nos empenhando para valorizar aquela região e assim atender os moradores, pois sabemos de suas dificuldades”, ressaltou. 
Ele explicou que outros serviços estão sendo feitos na região a fim de manter a conservação das ruas. “Através do trabalho com maquinário, estamos deixando as ruas de terra sem buracos para facilitar o trânsito no local. Vamos fazer tudo o que for possível para beneficiar aqueles moradores, assim como outros da cidade que também estão sendo beneficiados”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade