Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/10/2012

CEU Harume Kubota desenvolve projeto ‘Dia do Idoso’

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Alunos visitam idosos do Lar Vicentino como encerramento do projeto

Alunos do 1º ao 5º Ano do Centro Educacional Unificado – CEU "Profª Harume Kubota da Silva" participaram durante todo o mês de setembro do projeto social "Dia do Idoso", com diversas atividades em sala de aula sobre o tema e o encerramento aconteceu no dia 27, com visita e entrega de alimentos aos idosos do Lar Vicentino.

O projeto social, inicialmente elaborado pelas professoras dos 2º Anos A e B, Irene Maria de Lima e Ana Paula Domingues, foi acolhido por toda a equipe escolar e se estendeu a todos os alunos do 1º ao 5º Ano, no total de nove salas. O projeto antecipou as comemorações do Dia do Idoso, celebrado no Brasil no dia 1º de outubro e tem como objetivo a valorização da pessoa idosa. De acordo com a diretora da escola, Marcia da Silva Gomes Franzo, o Projeto Social Dia do Idoso foi desenvolvido com o objetivo de despertar nas crianças e na comunidade uma maior sensibilização sobre o tema. "Tentamos trabalhar a importância da família, orientando que evitem ao máximo deixar seus idosos fora do ambiente familiar", disse a diretora.

Dentre as atividades desenvolvidas em sala de aula, os professores propuseram aos alunos a realização de debate e reflexão sobre o Estatuto do Idoso, assistiram filmes e documentários sobre o tema, fizeram textos e desenhos de atitudes positivas em relação aos idosos e nas aulas de arte também foram trabalhadas músicas e poesias sobre o trato com a pessoa idosa.

 

Entrevista

Os alunos do 2º Ano entrevistaram a senhora Maria de Lourdes Ribeiro de Souza, 75 anos, que é moradora do bairro Cidade Jardim, onde a escola está localizada, e também é mãe da professora Jussara Teixeira Giembinsky. A senhora Maria de Lourdes contou um pouco de sua história, falou sobre sua infância e das diferenças da rotina das crianças do passado e de hoje. Os alunos participaram com muitas perguntas e curiosidades sobre a infância da entrevista.

Durante todo o mês de setembro, enquanto as atividades do projeto eram desenvolvidas em sala de aula, os pais de alunos e demais pessoas da comunidade também se mobilizaram com a doação de alimentos não perecíveis que foram entregues ao Lar Vicentino.

 

Visita

Como encerramento do projeto, os alunos do CEU Harume Kubota foram até o Lar Vicentino fazer a entrega dos quase 100 quilos de alimentos arrecadados e aproveitaram para conversar e brincar com os idosos atendidos pela instituição. A escola também levou o grupo de flauta e Batucada para os idosos do Lar Vicentino que ficaram muito felizes com a apresentação das crianças.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Vera Aparecida do Prado Lopes, é muito importante desenvolver atividades como essas que permitam a construção de conceitos e atitudes voltados para a socialização, com o propósito de reduzir as diferenças existentes na sociedade. Secom – PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade