Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/07/2013

CEROL: Polícia intensificará fiscalização de pipas nas férias

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O uso do cerol em linhas de pipas é proibido por lei; o produto é feito a partir do pó de vidro

DA REPORTAGEM

 

Com a chegada das férias escolares é comum ver crianças e adolescentes empinando pipas pelas ruas da cidade, uma brincadeira que atravessa gerações. É uma das principais atividades entre os garotos que passam horas entre amigos se divertindo com este brinquedo que voa com o vento e garante a diversão de todos. A brincadeira oferece alguns perigos e precisa ser feita de forma responsável, garantindo a segurança de quem brinca e de outras pessoas, pois é comum ver muitos utilizando o "cerol" – mistura de vidro e cola que serve para cortar a linha de outras pipas, e pode causar ferimentos graves em pessoas que venham a ter contato direto com esta linha que é altamente cortante. Diversos acidentes e até mesmo mortes são registrados em todo o País. Segundo dados da ABRAM (Associação Brasileira dos Motociclistas), das centenas de acidentes registrados anualmente, 50% são considerados graves e 25% fatais. Para prevenir acidentes e inibir a infração da lei, pois soltar pipas com cerol é considerada infração, o 1º Tenente PM Comandante do Pelotão de Penápolis, Flávio Augusto Bachiega Zambrosi, alertou que as fiscalizações serão intensificadas neste período de férias, evitando a fabricação e o uso do cerol. Ele ressaltou que os policiais que realizam averiguações nas ruas estão orientados a abordarem e fiscalizarem pessoas que estejam soltando pipas em vias públicas. "Na verdade, nossa intenção é inibir que as pessoas utilizem o cerol. Este produto é altamente perigoso e pode oferecer sérios riscos de acidentes, principalmente para motoqueiros, que estão expostos e que normalmente não vêem a linha com cerol ao passar pela rua", comentou. Ao ser constatado o uso de cerol o brinquedo é apreendido e lavrado um boletim de ocorrência da Polícia Militar e os pais da criança são acionados e qualificados. "A própria população pode nos ajudar com a fiscalização. Ao ver alguém utilizando o cerol em linhas a PM pode ser acionada através do telefone 190. Um dos policiais vai ai local realizar as averiguações e se constatada a irregularidade as medidas cabíveis serão tomadas", ressaltou o tenente. No entanto, Zambrosi comentou que os jovens estão mais conscientes do perigo do uso de cerol. "Nos últimos anos temos diminuído os casos de pipas apreendidas por causa do cerol, bem como as ocorrências de acidentes por conta do uso de cortantes, o que mostra que estes jovens estão cientes dos problemas que podem ocasionar, mas infelizmente ainda há pessoas que usam, por isso ressaltamos a importância de não usar este produto ao fazer uma brincadeira tão saudável como as pipas", enfatizou. Além do cerol, existem outros produtos que oferecem riscos para as demais pessoas ao brincar com pipas, como a "linha chilena", que é mais grossa que a tradicional usada na brincadeira.

 

Na rua

Transitando pelas ruas da cidade é possível ver vários garotos brincando com as pipas.

A reportagem do DIÁRIO encontrou alguns adolescentes praticando a brincadeira. Em muitos casos, os adeptos na grande maioria menores de idade, alegam não usar o cerol, pois sabem que o produto pode ferir outras pessoas e até eles próprios. Porém em algumas abordagens foi possível encontrar o cerol em linhas prontas para uso, e até recipientes com vidro moído para a produção do cerol. Questionados os adolescentes alegam que precisam usar para não perderem a pipa, já que outros usam o produto e acabam cortando suas linhas nas tradicionais "tainhas" – disputas entre pipas, com o objetivo de cortar a linha do oponente. Outro perigo é com relação às crianças pequenas que soltam pipas em vias públicas sem o auxílio de um adulto, podendo gerar graves acidentes como o atropelamento. O ato se torna perigoso pelo fato da criança estar sempre prestando atenção na pipa, no alto, não se atentando ao movimento de veículos na rua.

"A pipa é uma brincadeira muito saudável quando praticada de forma correta, por isso a recomendação da Polícia Militar é que o jovem ou adolescente respeite esta prática e não use o cerol. Assim ela deixa de oferecer riscos às outras pessoas e a ela mesma. Os pais também precisam estar atentos, pra impedir que seu filho use o cerol e se solta pipa em locais seguros. São pequenos cuidados que podem evitar grandes acidentes", finalizou o tenente Zambrosi. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade