Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/05/2016

Cerimônia e homenagens marcam os 50 anos da Funepe

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Diversas pessoas acompanharam a cerimônia de 50 anos da Funepe

DA REPORTAGEM

A Fundação Educacional de Penápolis (Funepe) completou, na sexta-feira (27), seus 50 anos de fundação e a data foi comemorada com uma grande solenidade que contou com homenagens a ex-funcionários, professores, diretores e presidentes. O fundador da faculdade, o ex-prefeito Edison Geraissate, também esteve presente e recebeu uma homenagem especial, oportunidade em que contou um pouco da história da Fundação. A solenidade foi apenas um dos primeiros atos que a Funepe pretende promover neste ano de seu cinquentenário. Outras atividades devem acontecer no decorrer do ano. Um livro com relatos de ex-alunos e colaboradores deve ser lançado ainda no próximo ano, ato que deve encerrar os festejos. A cerimônia, realizada no Teatro Lúmine, contou com a presença de autoridades municipais, diretores da Funepe, do Dirigente Regional de Ensino, Lucinei Aparecido Euzébio, além de alunos, ex-alunos e colaboradores da instituição. Na oportunidade, eles assistiram a um documentário produzido pelo jornalista Ricardo Alves com depoimentos de diversas pessoas que fizeram parte da história da Funepe. Na oportunidade, o documentário mostrou a história e também fatos que marcaram os 50 anos da instituição. A Fundação Educacional de Penápolis, é uma entidade mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis e do Centro de Estudos Profissionalizantes e foi criada no dia 27 de maio de 1966 durante solenidade realizada no Salão Nobre do Instituto Estadual de Educação “Dr. Carlos Sampaio Filho”. Durante a cerimônia, o ex-aluno e músico Maurício Soliani prestou sua homenagem com músicas de sua composição e de outros autores. O artista plástico Caciporé Torres também esteve presente na festividade e doou uma escultura feita por ele especialmente para a ocasião dos 50 anos da Funepe. Ele, junto com o empresário Celso Egreja, lembrou de momentos em que a Funepe contribui para a cultura de Penápolis, promovendo, em diversas oportunidades, a vinda de grandes artistas brasileiros para trabalhos na instituição.

Sucesso
Muitas pessoas que ocuparam lugares de destaque dentro da Funepe foram homenageadas com placas comemorativas da faculdade, entre elas, ex-presidentes, diretores e demais pessoas que deram suas contribuições no decorrer dos anos. Entre eles, a homenagem especial foi ao fundador da Funepe, o ex-prefeito e engenheiro civil Edison Geraissate. Aos 88 anos, ele esteve presente no evento e contou um pouco sobre o trabalho desenvolvido na época. Segundo ele, a Funepe surgiu através da necessidade de se criar um novo pólo de educação na cidade. “Tínhamos o Instituto que já era um grande referencial, mas queríamos mais, a oportunidade de oferecer um curso diferenciado; então, eu e mais um grupo de pessoas passamos a preitear o pedido para novos cursos ao Conselho Estadual de Educação”, comentou. Segundo ele, com a criação da Funepe, Penápolis passou a ser referência no curso de desenho, que até então só tinha na cidade do Rio de Janeiro. “Foi uma grande satisfação para todos nós termos criado a Funepe, pois era algo nosso e que começou a crescer, ganhando proporções que nos surpreendeu, e hoje deve ser motivo de orgulho para todos nós termos uma faculdade deste nível de qualidade em nossa cidade e crescendo cada vez mais”, ressaltou. Para o atual presidente da Funepe, o professor Cledivaldo Donzelli, a Fundação deve ser vista como uma instituição séria e motivo de orgulho para todos. “Esta é uma instituição formadora, que proporcionou a muitas pessoas a oportunidade d crescimento profissional através de sua tradição e perfil de ampliar as condições de acesso o ensino superior. Este é nosso principal objetivo, trazendo novos cursos e colocar à disposição de Penápolis a oportunidade de crescimento”, afirmou.
Já o diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis, o professor Doutor Wanderli Aparecido Bastos, destacou as conquistas que estão por vir para a Funepe, como o curso de Medicina. “Estamos empenhados e faremos tudo o que for necessário para termos este curso em nossa cidade. A Funepe é vista com bons olhos pelo Conselho Estadual de Educação e desta forma temos a oportunidade de crescermos e fazer da Funepe uma grande faculdade também na área de saúde”, disse. Além disso, a Funepe busca ainda os cursos de Direito, Educação Física e Enfermagem, além de Engenharia de Produção.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade