Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/11/2016

Central de Ambulâncias: Agendamentos por telefone deixam de ser atendidos

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O Secretário de Saúde, Alex Marques, afirmou que o agendamento presencial foi necessário para evitar mau uso do serviço de ambulância

DA REPORTAGEM

A Central de Ambulâncias de Penápolis encerrou recentemente o serviço de agendamentos através de telefone para viagens à outras cidades para atendimento médico. Agora, os pacientes que precisam agendar viagens para as cidades onde fazem tratamento precisam procurar pessoalmente a Central, que fica no recinto de exposições Prefeito Jandira Trench, ao lado do Emurpe. Além disso, o agendamento da viagem só é feito com a apresentação de documento que comprove a consulta na unidade de saúde para onde o paciente precisa ir.
O fim da facilidade gerou reclamações por parte de pacientes, principalmente daqueles que têm dificuldades para irem até á Central por conta da distância.
O agendamento via telefone foi uma das mudanças aplicadas quando foi criada a Central de Ambulâncias e visava justamente facilitar e agilizar o atendimento das dezenas de pessoas que agendam viagens todos os dias para cidades onde possuem consultas médicas e tratamentos de saúde.
A medida havia sido aprovada pela população que se utiliza deste serviço e bastante elogiada conforme própria divulgação da Prefeitura Municipal através de matéria da Secretaria de Comunicação.

Problemas
A reportagem do DIÁRIO DE PENÁPOLIS procurou o Secretário Municipal de Saúde, Alex Marques, para saber o que havia ocorrido para o fim da facilidade.
Ele explicou que a Secretaria começou a receber denúncias e apurar casos de pessoas que estariam se utilizando do transporte de pacientes para outra cidade para “passear”. “Estamos apurando denúncias de que pessoas faziam o agendamento do transporte. No dia da suposta consulta, elas eram deixadas na porta do hospital onde alegavam que passariam pelo médico, entretanto, depois que o motorista deixava o local, a pessoa simplesmente não entrava na unidade de saúde e ia andar pela cidade”, explicou.
Em um dos casos denunciados, disse o secretário, a pessoa chegou a pegar um mototáxi e ir para um shopping em Araçatuba depois de ter sido deixada pelo motorista da ambulância.
Segundo Alex, o problema do agendamento por telefone é o de que o atendente não pode se certificar de que a pessoa está falando a verdade. “Por isso passamos a fazer o agendamento de forma presencial e com o encaminhamento ou documento de consulta do local para onde o paciente vai. Desta forma, podemos nos certificar de que a pessoa está indo para uma consulta ou seu tratamento de saúde e não simplesmente para passear, como infelizmente vinha acontecendo em alguns casos”, ressaltou.
O secretário esclareceu ainda de que somente pacientes oncológicos ou que fazem hemodiálise é que continuam com os agendamentos programados ou via fone. “Isso porque sabemos que determinado paciente possui uma frequência em seu tratamento, às vezes de até três vezes na semana para hemodiálise, por isso já temos a garantia de que o serviço está sendo utilizado para o devido fim”, disse.
Em relação às pessoas que necessitam fazer o agendamento para alguma viagem e que possuem dificuldades de locomoção, este agendamento pode ser feito através da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. “A pessoa que tem dificuldade de ir até a Central pode procurar seu postinho de saúde com o comprovante de consulta em mãos. A atendente vai se certificar da legalidade do comprovante e vai entrar em contato com a Central para o devido agendamento, facilitando para os pacientes que não têm como se deslocarem até a Central”, explicou.
Alex lamentou a medida, mas disse ser necessária. “Infelizmente tivemos que fazer isso para impedir o mau uso do serviço por parte de algumas pessoas. Alas não tem a consciência de que desta forma estão tirando a vaga de uma pessoa que realmente poderia estaria precisando”, afirmou. Ele disse ainda que estão sendo averiguadas denúncias e casos que chegaram ao conhecimento e que a Secretaria poderá ainda tomar as medidas cabíveis em relação aos fatos ocorridos.

Melhorias
Por outro lado, melhorias significativas foram implantadas recentemente para agilizar o atendimento e garantir mais segurança nos agendamentos das viagens. “Hoje temos um cadastro de cada paciente que utiliza o serviço, com todos os seus contatos. O agendamento das viagens é feito neste sistema, o que reduz eventuais problemas, como acontecia no agendamento manual”, afirmou Alex.
Desde 2013, o setor passou por uma reestruturação total, que incluiu desde as instalações físicas até o atendimento direto oferecido à população. Atualmente, o serviço transporta pacientes para mais de 15 cidades, garantindo o atendimento médico dos penapolenses que precisam se tratar fora da cidade, mas não tem como custear suas viagens. Por dia, pelo menos 150 pacientes são atendidos pela Central de Ambulâncias.
Os agendamentos são feitos de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 12h00. Para assegurar a vaga é necessário que o paciente confirme, um dia antes da viajem, sua presença. Esta confirmação deve ser feita das 14h00 às 16h00.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade