Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/10/2008

Centenário: Pioneiro foi um dos primeiros professores na cidade

Detalhes Notícia

Penápolis comemora 100 anos de fundação. Durante este período, muitas pessoas fizeram parte da história, desenvolvendo atividades que beneficiaram uma grande parcela de sua população. Entre elas, destaca-se Marcos Trench, um dos primeiros professores na cidade. Marcos Trench nasceu em Itapetininga, estado de São Paulo em 16 de janeiro de 1.873. Filho de Edmond Trench, de nacionalidade Alemã e Helena Sterche de nacionalidade Austríaca, graduou-se como contador em Niterói (RJ). Logo após, mudou-se para Avaré, onde casou em 19 de abril de 1893 com Elisa Andrade Nogueira Trench. Dessa feliz união, o casal teve três filhos: Jandyra (ex-prefeito e Tabelião em Penápolis), Cayubi e Guaraciaba, todos já falecidos.
Pelo seu amor à natureza, simplicidade de seu caráter em seu espírito e vocação de contador, Marcos dedicou-se na plenitude de suas forças ao labor árduo durante alguns anos. Ao perder sua companheira amada, mudou-se para Penápolis, aonde veio a ser nessa época um dos primeiros Professores do Município, exercendo o cargo de Mestre na escola do Bairro Lageado, de propriedade da família Monteiro. Fez-se estimado de todos quantos com ele conviveram, mercê de suas qualidades pessoais, e seu devotamento às boas causas. Não militou nenhum partido e nem aspirou em relação à política. Tinha como filosofia normativa de vida a educação e a instrução, onde deveriam ocupar o principal plano de toda atividade social, orientando os indivíduos a viverem numa liberdade ampla. Em seguida, Marcos Trench contraiu segunda núpcias com D. Clarinda Marcondes e dessa união não deixou descendentes. Além de professor, exerceu ainda os seguintes cargos públicos como Oficial de Registro Civil em Igarassú e Coletor Estadual em Ourinhos. Faleceu em 1.956, em Ourinhos, com a idade de 83 anos, após uma longa existência inteiramente devotada ao trabalho.
Os penapolenses reconhecidos e gratos pelo seu devotamento às causas públicas e sociais do município, pela sua ação de cidadão e defensor da Educação e da Escola, pela profundidade de seu trabalho, escolheram-no em 1.958 para Patrono do Novo Grupo Escolar. "Marcos Trench" um nome honrado, de um homem simples, que se dignificou pela sua formação humana e através do trabalho edificante e honesto. Atualmente, duas pessoas possuem o sobrenome Trench na cidade. Tratam-se de Elisa Trench Capezzuto, neta de Marcos Trench e casada com José Victor Capezzuto e José Fábio Pereira de Fretas, genro por afinidade.

Emef Marcos Trench
Instalada em 16 de agosto de 1958 com o nome Grupo Escolar do Bairro Vila Fátima, em outubro do mesmo ano, passou a se chamar Grupo Escolar "Marcos Trench". Em 28 de fevereiro de 1970 foi transformada em Grupo Escolar Ginásio (GEG), com classes de 1ª à 8ª séries, em uma experiência pioneira, que em 1975 foi estendida para as outras escolas na cidade. Com a estruturação proposta pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no mesmo ano, a partir daí passou a denominar EEPG "Marcos Trench". Em 01 de fevereiro de 1996, a Secretaria da Educação reorganizou as Escolas Estaduais, e a EEPG "Marcos Trench" passou a atender apenas alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, e a partir de 1998 passou a se chamar EE "Marcos Trench". A partir de 02 de janeiro de 2000, passou a denominar-se como (EMEF) Escola Municipal de Ensino Fundamental "Marcos Trench", de acordo com assinatura do convênio de Municipalização de Parceria Estado/Município, firmado entre o governo Estadual e a Prefeitura de Penápolis. Localizada na avenida Minas Gerais, 961, a escola além de homenagear um dos primeiros professores da cidade, atende em especial alunos provenientes dos bairros vizinhos e zona rural. (IA)

Foto: Marcos Trench exerceu o cargo de Mestre na escola do Bairro Lageado, de propriedade da família Monteiro

Penápolis pelos penapolenses...
(confira no jornal impresso as opiniões dos munícipes)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade