Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/10/2008

Centenário: Baú histórico será aberto dia 25

A Prefeitura de Penápolis organizou para o próximo dia 25, dia do aniversário de 100 anos da cidade, a solenidade de abertura do baú histórico que encontra-se enterrado junto à estátua de São Francisco de Assis, em frente à escola estadual Luiz Chrisóstomo de Oliveira, no centro da cidade. O mesmo foi enterrado por ocasião dos festejos do cinqüentenário, com o compromisso de ser reaberto na comemoração dos 100 anos.
A solenidade acontecerá a partir das 08h. Além da abertura da caixa que, segundo relatos encontrados no Museu Histórico de Penápolis, possui fotos, objetos, documentos e outros registros da época, colocados pelas autoridades especialmente para serem conhecidos durante as comemorações do centenário, será enterrada uma nova caixa para abertura daqui a 50 anos.
Segundo a secretária municipal de Governo e Gestão Participativa, Suria Abucarma, a Prefeitura está convidando diversas autoridades para ato. "Inclusive teremos a participação da neta do saudoso Orentino Martins, um dos organizadores dos festejos de 50 anos da cidade. Ela possui consigo, desde criança, uma carta deixada pelo avô pedindo para que fosse sua representante nas comemorações do centenário", disse.

Nova caixa
Segundo informou a professora Alessandra Jorge Nadai, diretora do Museu Histórico e Pedagógico "Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão", o museu e a prefeitura estão providenciando fotos da atualidade, revistas, CDs, DVDs, documentos, cartas, jornais, entre outros materiais que servirão para mostrar aos penapolenses, no futuro, as características do município no seu primeiro centenário. Ainda segundo a diretora do museu, os materiais reunidos serão colocados em uma caixa térmica hermeticamente fechada, o que protegerá seu conteúdo da entrada de ar, água ou qualquer outra coisa que possa interferir na sua conservação. Uma placa será afixada no local registrando o ato. O que for retirado do baú histórico de 50 anos atrás será guardado no Museu Histórico de Penápolis, passando a fazer parte do acervo que preserva a memória do município. Toda população está convidada a comparecer e prestigiar a solenidade no feriado de aniversário de Penápolis. Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade