Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/04/2007

Censo: Problemas técnicos atrasam coleta de dados

A Contagem da População e o Censo Agropecuário feitos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e que teriam início na última terça-feira, sofreram atrasos devido a problemas técnicos com os equipamentos a serem utilizados na coleta dos dados. Pela primeira vez os recenseadores farão uso de computadores de mão que precisam ser carregados com um programa enviado diretamente da Central do IBGE, no Rio de Janeiro, porém, um congestionamento no sistema impediu a transmissão dos programas.

Como as duas pesquisas tiveram início marcado para a mesma data em todo o Brasil, o sistema ficou sobrecarregado. Numa tentativa de liberar as linhas, a Central está agendando os horários para transmissão dos programas, conforme explicou o chefe da agência em Penápolis, Mário Sérgio de Alencar.

Ainda segundo ele, apenas quatro computadores de mão foram carregados e, na quarta-feira, foi possível iniciar os trabalhos nos bairros Silvia Covas, Village e Pevi. Outros 20 aparelhos aguardam que os programas sejam baixados.

“Acreditamos que até terça-feira seja possível normalizar o funcionamento dos aparelhos e iniciar a pesquisa com todos os recenseadores”, revelou Mário. Ele adiantou ainda que o atraso desta semana não deve interferir no prazo final da coleta de dados, estipulado para 31 de julho.

 

Visitas

Cerca de 20 mil moradias e mais de 500 propriedades rurais devem ser visitadas em Penápolis. Os recenseadores da unidade local do IBGE atuarão ainda em Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério, Luiziânia e Promissão.

As visitas aos domicílios podem ser feitas a qualquer dia ou período, uma vez que os recenseadores não têm horários fixos e eles estarão devidamente identificados com crachás e coletes azuis. Em caso de dúvida sobre a identificação do funcionário, a população pode obter informações ligando para o 0800-7218181.

Esta é a segunda edição do censo, lançado em 1996, e é realizado entre os dois censos demográficos, feitos a cada 10 anos.

A contagem acontecerá apenas em cidades com número de habitantes inferior a 70 mil, sendo que, na região, 43 municípios se enquadram nesta categoria. A pesquisa servirá para atualizar as posições das cidades nos patamares de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios e para que ministérios e secretarias estaduais e municipais possam formular e implementar políticas públicas, além de subsidiar diversas campanhas. Já o Censo Agropecuário servirá para que o governo federal elabore programas de desenvolvimento sustentável, entre outros. A pesquisa consiste num levantamento completo sobre a estrutura produtiva do estabelecimento. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade