Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/08/2010

CENSO 2010: Coleta de dados começa na próxima semana na cidade

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) inicia hoje o XII Censo Demográfico em todo território nacional. Em Penápolis a coleta de dados começará na terça-feira, 03, devido ao atraso na entrega do material que será utilizado durante as entrevistas com a comunidade.

"Os recenseadores visitarão as residências e comércios, e realizarão o levantamento do número de habitantes nas áreas urbana e rural", comentou o agente censitário e supervisor administrativo Marcelo Messias Rocha. A equipe ainda conta com o agente censitário municipal Hermerson Danilo Caetano, os agentes censitários supervisores Vinicius Puche Lameu, Maísa Andreoli Dias, Silvia Hitoni Sumida, Sizani de Oliveira Garcia, Elizete Timaco e Rodrigo de Almeida Boghossian. Além dos computadores de mão, que permitirão uma pesquisa totalmente informatizada, os recenseadores podem ser identificados pelos uniformes e bonés com o símbolo do IBGE e pelo crachá de identificação, que todos devem portar. No momento da entrevista, se o morador achar necessário poderá solicitar que ele apresente o RG. Para informações a população pode entrar em contato com o IBGE por meio do telefone 0800-7218181.

Neste ano, o XII Censo Demográfico que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características sócio-econômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década. "O Censo 2010 será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, onde estamos e como vivemos", enfatizou o supervisor administrativo. Além disso, os recenseadores participaram por seis dias de um treinamento, que foi realizado na EE Ester Eunice, onde foram abordados os conceitos da coleta dos dados, como se portar aos entrevistados, entre outros pontos. A previsão é que os trabalhos encerrem-se no dia 15 de outubro e o início da divulgação dos resultados em dezembro do mesmo ano.

Questionário

Marcelo lembra que a meta é que 90% das famílias respondam as perguntas dos recenseadores, que foram divididas em dois questionários, sendo o básico e o de amostra. O tempo para responder as perguntas é de 25 a 50 minutos. Entre as questões a serem abordadas está o uso de medidor e disponibilidade de energia elétrica, existência de telefone celular, motocicleta, acesso a Internet, emigração internacional e responsabilidade compartilhada do domicílio. Além disso, o IBGE investigará a existência de registro de nascimento para os moradores com até 10 anos, migração interna, inclusão de curso de especialização de nível superior com o mais elevado que freqüenta ou freqüentou, identificação de rendimentos provenientes de programas sociais, se trabalha em um só local e tempo habitual de deslocamento de casa para o trabalho, arranjo familiar de cônjuges do mesmo sexo, cor das pessoas e se existe portadores de deficiência. "Existe o sigilo estatístico e, por lei, o IBGE não pode divulgar nenhuma informação pessoal. Nada do que for obtido em levantamento estatístico pode ser usado contra o cidadão. O direito processual não aceita isso como prova", garantiu. Quem não tiver tempo de responder às questões poderá participar da pesquisa pela internet, no portal do IBGE.

"É importante lembrar que através das informações do IBGE, produzidas a partir das respostas da população ao Censo, que os governos, empresas e acadêmicos irão planejar seus estudos e ações para projetar o futuro", finalizou Marcelo. (IA)

Foto: A equipe compõe de sete supervisores, 57 recenseadores e agentes censitários municipal e supervisores

Veja, a seguir, os números que mostram as dimensões do Censo 2010:

l Universo a ser recenseado: todo o Território Nacional

l Número de municípios: 5.565 municípios

l Número de domicílios: aproximadamente 58 milhões de domicílios

l Número de setores censitários: 314.018 setores censitários

l Pessoal a ser contratado e treinado: cerca de 240 mil pessoas (coleta, supervisão, apoio e administrativo)

l Orçamento previsto: R$ 1,4 bilhão

l Tecnologia: centenas de computadores em rede nacional, rede de comunicação em banda larga e 220 mil computadores de mão equipados com receptores de GPS

l Unidades executoras: 27 unidades estaduais, cerca de 7 mil postos de coleta informatizados e 1.200 Coordenações de Subárea

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade