Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/10/2013

Cemitérios já recebem flores e cuidados para 'Finados'

Rafael Machi
Detalhes Notícia
A Necrópole Santa Cruz deve receber milhares de pessoas neste fim de semana devido ao de feriado de Finados

DA REPORTAGEM

 

Os funcionários dos dois cemitérios de Penápolis, Necrópole Santa Cruz e Jardim da Paz estão trabalhando bastante para deixar tudo pronto para receber visitantes de túmulos de parentes e amigos, no próximo sábado (02), feriado de Finados. Na Necrópole Santa Cruz, diversas pessoas, diariamente, vão limpar os túmulos enquanto funcionários da prefeitura realizam a manutenção das áreas comuns.

De acordo com o encarregado dos cemitérios da cidade, Antônio Carlos Dinardi, o prazo para as obras de reformas dos túmulos terminou na segunda-feira (28). "O período foi o suficiente, por isso encerramos este prazo com antecedência para que os funcionários realizem os últimos ajustes. Até sexta-feira (01), ainda será permitido aos munícipes realizar a limpeza e a lavagem dos túmulos, para que no dia de Finados esteja tudo em ordem", comentou. A recomendação do encarregado é não deixar a sujeira acumulada nas ruas de circulação. Diversos tambores foram espalhados para receber o material inutilizado.

"Estamos tomando esta medida para conservar o local limpo, mas não adianta fazermos nossa parte e as pessoas sujarem novamente quando realizam a limpeza do túmulo", explicou.

Para o dia de Finados, está sendo preparada toda a infraestrutura para receber as pessoas que devem passar pelos dois cemitérios. "Temos que oferecer uma estrutura adequada para receber as pessoas", disse. Em relação à colocação de flores nos túmulos, Antônio ressaltou os cuidados necessários para que não haja focos de mosquitos transmissores da doença ocasionados por água parada em vasos. "Nesse período de chuvas é importante não deixar água nos recipientes, é necessário colocar areia grossa em vasos de flores artificiais e evitar assim, o acúmulo de água de chuva. Nos vasos de flores naturais, é preciso furar o fundo dos vasos para que a água escoe", explicou. Com relação ao cemitério Jardim da Paz, o encarregado ressaltou que, especialmente para o dia de Finados, será permitida a colocação de flores junto aos túmulos, o que não é permitido em dias normais. No entanto, após o final de semana de Finados, todos os vasos e flores ali depositados serão retirados, voltando a seguir a norma de proibição de colocação de flores. A Polícia Militar fará rondas para garantir a segurança pública nas ruas próximas aos cemitérios.

 

Homenagens

Para muitas pessoas o dia de Finados é uma data especial que deve ser lembrada para homenagear aqueles parentes e amigos que já se foram. É comum observar pessoas que estão presentes no cemitério realizando a limpeza de túmulos e em momentos de orações junto aos jazigos. É o caso da senhora Dirce Felcar Garcia. Nas vésperas do feriado, ela faz questão de ir à Necrópole Santa Cruz para realizar a limpeza do túmulo onde está sepultado o marido. "Uma pessoa vive por tanto tempo ao nosso lado, nos dando amor e carinho e quando elas se vão jamais devem ser esquecidas. Poder vir ao cemitério e rezar por estes parentes, amigos, é uma forma de manter viva a lembrança dos momentos bons vividos, por isso sempre que posso venho prestar minhas homenagens", afirmou. Somente a Necrópole Santa Cruz deve receber milhares de pessoas neste de semana. O cemitério, que é o maior da comarca, já chegou a receber quase 30 mil visitantes em um dia de Finados. Fundado em 4 de janeiro de 1915, até ontem já haviam sido realizados 36.954 sepultamentos. No cemitério Jardim da Paz, fundado em 23 de setembro de 2007, já possui 642 pessoas sepultadas. (Rafael Machi)

 

Secretaria de Saúde orienta sobre focos de dengue em cemitérios

Com a chegada do Dia de Finados e consequentemente, o aumento de visitas aos cemitérios da cidade, a Secretária Municipal de Saúde de Penápolis, através do Serviço de Vigilância Epidemiológica orienta a população sobre os cuidados com vasos e enfeites plásticos depositados nos jazigos, que possam acumular água e tornar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Para prestar homenagem aos entes queridos, as pessoas devem agir de maneira correta, não depositando vasos de flores naturais embalados, que podem acumular água parada. No caso de vasos fixos é solicitado para que as pessoas depositem apenas flores artificiais, cimentando até a borda superior e que ainda providenciem furos no fundo dos recipientes para escoamento de águas que se acumularem no mesmo. "Os recipientes utilizados nas homenagens acabam tornando-se um grande problema de saúde pública, acumulando água parada e criando o mosquito da dengue. Com esses cuidados básicos, todos podem prestar as homenagens no Dia de Finados, sem problemas de focos do mosquito transmissor pelos cemitérios", esclarece o Chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Vlademir Marangoni Filho. De acordo com ele, o Serviço de Vigilância Epidemiológica também tem intensificado nos últimos anos os trabalhos preventivos através da eliminação de criadouros e de ações educativas em floriculturas e marmorarias para adequação dos produtos comercializados ao controle da dengue nos cemitérios da cidade.

O Serviço de Vigilância Epidemiológica disponibilizará no Dia de Finados, equipes de agentes de saneamento para orientarem a população nos cemitérios da cidade. Também participarão da orientação os atiradores do Tiro de Guerra. Qualquer dúvida da população deve ser esclarecida com os servidores que estarão à disposição com as informações técnicas necessárias.

 

Casos de dengue

Em 2013, Penápolis apresentou até o dia 29 de outubro, 665 notificações de dengue, deste total foram diagnosticados 358 casos positivos da doença. "Precisamos da colaboração de toda a comunidade penapolense nesta luta. Vamos procurar em nossas residências locais que possam armazenar água parada e eliminarmos estes recipientes", finalizou Marangoni. Secom – PMP

 

Prefeitura divulga horários de Missa e Transporte Coletivo no Dia de Finados

A Prefeitura de Penápolis informa que no próximo sábado, dia 02 de novembro, Dia de Finados, o Transporte Coletivo Público irá circular com horário especial para atender a população que se desloca até os cemitérios da cidade.

Somente no feriado de Finados, o Transporte Coletivo vai funcionar das 07h20 às 12h e das 14h às 18h40. Todas as cinco linhas (prata, amarela, verde, vermelha e laranja) realizarão seus itinerários normais atendendo toda a cidade a cada 40 minutos e possibilitando a ida aos dois cemitérios com a linha Amarela. Essa ação tem como intuito facilitar a ida das pessoas com segurança aos cemitérios utilizando transporte coletivo e reduzir o uso de carros, desafogando o trânsito nos arredores dos mesmos.

O Encarregado do Transporte Coletivo, Fernando Catelan do Nascimento, ressalta que o horário especial do coletivo no feriado gera gastos extras à Prefeitura de Penápolis. "Por isso é necessário que a população utilize o Transporte Coletivo para ir aos cemitérios no Dia de Finados, comprovando a demanda no feriado e garantindo que a medida seja mantida nos próximos anos", comentou o encarregado. Vale lembrar que a tarifa são R$2,00 em cada ônibus para quem possui o cartão (bilhete único), a tarifa custa R$1,50, com direito a integração durante uma hora e meia. Mais informações no Terminal Urbano de Penápolis ou pelo telefone 3652-8794.

 

Missas

Como acontece todos os anos, no Dia de Finados a comunidade católica também terá a oportunidade de acompanhar as missas tradicionais que serão realizadas nos dois cemitérios da cidade. No Cemitério Jardim da Paz, que fica localizado no Jardim Pevi, a missa será às 9h00. Na Necrópole Santa Cruz (antigo), serão celebradas três missas: às 07h30, 09h00 e às 17h00. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade