Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/04/2011

Celebrações marcam a sexta-feira da Paixão e domingo de Páscoa

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Na comunidade São José, fiéis reverenciam a imagem de Cristo pregado na cruz durante a celebração da Paixão e adoração à Santa Cruz

DA REPORTAGEM

 

Durante esta semana, cristãos de todo o mundo celebram a Páscoa que marca a ressurreição de Jesus Cristo. As celebrações que simbolizam o sofrimento de Jesus para a absolvição dos pecados, segundo a igreja católica, teve início na quinta-feira com a Missa da Ceia do Senhor com lava pés simbolizando a "última ceia" de Jesus com seus discípulos. No Santuário de São Francisco de Assis, principal ponto de aglomeração de fiéis na cidade, a celebração contou com a presença de centenas de católicos que reviveram o momento de partilha do pão, assim como Cristo teria feito em sua última noite com os 12 apóstolos. A missa deu início à Vigília Eucarística, momento que simboliza a prisão e julgamento de Cristo até o instante de sua morte na cruz.

Para marcar este momento diversos membros de pastorais se organizaram em grupos que realizaram orações diante do Santíssimo Sacramento e que duraram toda a madrugada, se estendendo até o início da tarde, na sexta-feira, 22, dia da Paixão do Senhor. Durante a vigília, centenas de crianças que fazem parte da catequese nas comunidades pertencentes ao Santuário, participaram do momento de oração. Para a pequena Maria Eduarda Gremes, 11 anos, a sexta-feira santa é um momento de reflexão. "Gosto de participar de momentos como estes por que sinto Jesus mais perto de mim, fazendo com que me sinta melhor", comentou. Ela ressaltou que a data também representa a tristeza. "Acho um momento triste por que ele morre por nós, mas esta tristeza acaba na páscoa, quando sabemos que Cristo ressuscitou", disse.

O feriado de sexta da paixão assinala o fim da Quaresma, após a quarta-feira de Cinzas, que simboliza os 40 dias que Jesus Cristo passou no deserto, se preparando para o trabalho de pregação do evangelho. Neste período, de acordo com a tradição católica, a abstinência de carne, em especial a vermelha é um costume bíblico que simboliza o sacrifício de Jesus. A igreja católica também relembra o momento da morte de Jesus. Em Penápolis, as paróquias marcam o instante da morte de Jesus na cruz com a celebração da paixão e adoração da santa cruz, que foi realizada às 15h00, horário em que, segundo a Bíblia, teria sido o momento da morte de Cristo. No Santuário, centenas de fiéis relembraram o momento em que Jesus é flagelado e morto, pregado à cruz, no Monte das Oliveiras. A celebração, além das demais paróquias da cidade, também se estendeu à comunidade São José, na Cidade Jardim, e Santa Rita, no Jardim Pevi. A celebração de tom fúnebre é marcada pelo silêncio em sua maior parte. O auxiliar de escritório Ricardo da Silva Souza, 27 anos, diz se emocionar com a celebração. "É um momento muito importante por que nos lembra a passagem de sofrimento de Cristo", comentou. Ele destaca a importância da reflexão no momento de dor. "A história mostra o quanto Jesus foi humilde na hora da morte, isso nos faz pensar o quanto temos que ser humildes, seguindo o seu exemplo", ressaltou. Para encerrar as celebrações da morte de Jesus, os católicos ainda participaram de uma procissão simbólica representando o enterro de Jesus, que ocorreu no início da noite, saindo defronte ao Santuário e seguindo para a igreja de Nossa Senhora Aparecida, simbolizando o sepulcro de Cristo.

Durante o trajeto aconteceram 15 paradas simbolizando as "Estações", anunciando o trajeto de Jesus carregando a cruz até o Calvário. Na chegada à igreja os freis relembraram todo o sofrimento de Cristo e falaram sobre a importância dos fatos para a vida das pessoas nos dias de hoje. Para o comerciante Valdemir Alves Coutinho, 54, o momento é de mudança de vida. "A Semana Santa é um momento para refletirmos e mudarmos nossa vida, nossas atitudes e ajudar nosso próximo". Para o frei Adalto Antônio, pároco do Santuário, a celebração da morte de Jesus e a ressurreição na Páscoa serve para renovar a fé das pessoas.

"É o ponto central da nossa fé. Jesus vence a morte e nos mostra a eternidade", comentou. Ele lembra a importância da participação das pessoas durante a celebração. "A sexta da Paixão é um dia de grande retiro, de recorrer á igreja. É um momento muito importante para que as pessoas que estão afastadas sintam-se tocadas pelo amor de Jesus por nós", ressaltou. "Este é um momento de alegria, independente da crença, por isso espero que todos tenham uma feliz Páscoa e que a alegria do ressuscitado se faça presente em cada família", finalizou.

Ontem ocorreu a missa solene da Vigília Pascal e Anúncio da Páscoa nas comunidades do Santuário, São José e Santa Rita. Para hoje estava previsto, no Santuário, a missa solene de Páscoa do Senhor, às 05h00, e após a missa, a procissão do Senhor Ressuscitado.

 

Paróquias

Nas outras três paróquias da cidade, Sagrada Família, Santa Terezinha e Santa Clara, as comemorações também atraíram grande público nas celebrações da Paixão do Senhor. Hoje na Paróquia Sagrada Família, estava prevista a celebração da missa e procissão do Senhor Ressuscitado, às 06h00 e, logo após, a comunidade se reuniria para um café da manhã comunitário. A paróquia de Santa Terezinha, realiza hoje, às 08h00, missa da Páscoa do Senhor, e em seguida as pessoas também participam de um café da manhã comunitário. A celebração ocorre na comunidade de Santo Antônio.

 

Comunidade Evangélica

A comunidade evangélica de Penápolis celebra a ressurreição de Cristo. O destaque da Primeira Igreja Batista em Penápolis também estava previsto para hoje, 24, com a realização do Culto da Ressurreição – aberto para toda comunidade - celebrado pelo Pastor Fernando Fernandes, com início às 06h00, no templo localizado à avenida Eduardo de Castilho, 808, no centro da cidade. "Vem conosco e te faremos bem", texto bíblico registrado no livro de Números 1.9, é também o convite da PIB de Penápolis aos penapolenses.

A Igreja Metodista Central em Penápolis também promove o Culto da Ressurreição a partir das 06h00. Segundo o reverendo Jonas de Oliveira este é um momento importante para celebrar o maior milagre de Jesus. "Durante este encontro nos reuniremos para celebrar a vitória da vida sobre a morte. Cristo vive para sempre em nossos corações", comentou. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade