Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/12/2011

CEIA: Alimentos saudáveis ganham destaque nas prateleiras

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Castanhas e nozes estão na lista dos mais procurados pelos clientes para a ceia do natal

DA REPORTAGEM

Faltando menos de 15 dias para o Natal as pessoas já estão se preocupando com presentes e a tradicional Ceia de Natal, muitos já se adiantaram e estão com quase tudo pronto para as festividades do dia 25. A ceia varia de acordo com o gosto da pessoa e a situação financeira. Entre tantas opções de comidas e bebidas estão as mais tradicionais, que podem ser compostas por chester ou lombo de porco, saladas, frutas cristalizadas ou em caldas, além das nozes e do espumante, itens quase que obrigatórios na ceia do brasileiro. Segundo a nutricionista Gláucia Modria, mesmo com tantas opções de comidas e bebidas durante as festividades, é importante que a pessoa mantenha-se firme diante das tentações. Ela recomenda que, assim como em festividades durante todo o ano, no Natal também se mantenha uma alimentação saudável, onde se coma de forma variada e com calma, facilitando a digestão e ajudando o corpo a trabalhar de forma mais leve e saudável. “Muitos dos itens presentes na ceia de Natal possuem grande teor de gorduras e óleos, por isso é fundamental que a pessoa saiba variar na alimentação e comer moderadamente, evitando a tradicional ressaca do dia seguinte”, comentou. Ela informa deve-se priorizar as saladas, frutas naturais e oleaginosas – entre elas a castanha, nozes e avelã – e carne branca sem pele, o que diminui seu teor de gordura. “O ideal é deixar o prato bastante colorido e evitar exagerar nos carboidratos, como o arroz, massas e produtos com farinha”, ressaltou. A nutricionista lembra que é importante que a ceia seja feita ainda cedo, entre 21h00 e 22h00. Segundo ela realizar uma refeição pouco antes de dormir pode prejudicar a digestão, fazendo com que a pessoa tenha indisposição durante a noite. Com as bebidas alcoólicas, é importante priorizar a boa alimentação antes do consumo. “Essa dica é importante principalmente para a cerveja, que é diurética e desidrata facilmente”, explica. O consumo de água também é preciso para combater uma desidratação e para amenizar uma possível ressaca. Já no dia seguinte é importante consumir alimentos leves. A hidratação através de água e sucos naturais também é fundamental.

Acerte na bebida
É importante escolher com cuidado o tipo de bebida que acompanha a ceia de Natal. Para combinar com o peru e os acompanhamentos doces (frutas caramelizadas, castanhas, fios de ovos e frutas secas), o ideal é escolher vinhos com a mesma sensação de doçura dos alimentos. Tender e carne de porco são pratos que requerem vinhos tintos de médio corpo ou encorpados. (Rafael Machi)


Supermercados já investem em frutas típicas

Segundo o gerente do Luzitana, Julian Ricardo Munhoz Reina, a procura pelas frutas típicas de Natal já é grande, e deve aumentar com a proximidade do Natal. Segundo ele, a expectativa é que as vendas aumentem cerca de 20% em relação ao ano passado. “Estamos felizes com a procura pelas frutas típicas desta época, isso mostra que as pessoas querem antecipar as compras do produto para se garantirem”, comentou. Entre os mais procurados, estão às nozes, castanhas do Pará, ameixas, uvas e as tradicionais frutas secas. O Supermercado Luzitana mantém uma reserva especial de frutas secas. Segundo Julian haverá um funcionário exclusivo para realizar a pesagem das frutas, facilitando para os clientes. “A procura é muito grande, as filas aumentam, por isso nos preparamos para que este atendimento seja feito o mais rápido possível”, ressaltou. (RM)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade