Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/07/2015

CEEJA: Alunos conquistam diploma do Ensino Médio

Rafael Machi
Detalhes Notícia
A formanda Vera Lúcia de Oliveira Miranda, 50 anos, mostra com orgulho o certificado do Ensino Médio

DA REPORTAGEM

Mais de 30 alunos – de um total de 60 – do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) de Penápolis tiveram uma noite especial nesta sexta-feira (03) ao conquistarem seus diplomas do Ensino Médio. A solenidade de formatura ocorreu na Câmara Municipal e reuniu, além dos formandos, professores, familiares e representantes da Diretoria Regional de Ensino. O CEEJA Penápolis é uma novidade que se iniciou nos primeiros meses de 2014, e recebe alunos da cidade e também de Avanhandava, Alto alegre, Luiziânia, Bilac, Piacatu, Clementina, Gabriel Monteiro, Promissão, Braúna, Barbosa, Birigui, Araçatuba e Glicério. Com o diploma de conclusão do Ensino Médio, os alunos têm a oportunidade de ingressarem no Ensino Superior ou Ensino Técnico, desenvolvendo seus estudos e buscando melhores colocações no mercado de trabalho. De acordo com a diretora do CEEJA Eloísa Vitalli Bilche, apenas metade dos alunos puderam participar da solenidade de entrega dos diplomas, pois muitos são de outras cidades, o que dificulta a vinda deles para Penápolis, entretanto a participação nas aulas era bastante expressiva. “Felizmente tivemos a adesão das prefeituras da região que cedem ônibus para que os alunos venham ao CEEJA semanalmente. Como nossa escola é pequena, não temos condições de recebê-los todos juntos, então há um revezamento das cidades por dia. Esse incentivo das prefeituras com o transporte tem ajudado muito os alunos, que podem vir ao CEEJA e assim têm a oportunidade de concluir os estudos, algo muito importante para eles”, comentou.
Para a diretora, poder entregar um diploma para os alunos é motivo de muita satisfação. “Nós acompanhamos, o tempo todo, a luta de cada um deles. O esforço de um pai de família que sai do trabalho e vai para a escola porque tem este desejo de estudar. Temos o pessoal de Piacatu, por exemplo, que vêm de tão longe, às vezes sem banho ou janta porque não deu tempo, e mesmo assim se dedicam como podem aos estudos. Então acompanhamos tudo o que se passa com eles. A alegria deles é nossa também, porque eles fazem parte de nossa história e nós queremos fazer parte da história deles também”, ressaltou. 

Esforço e reconhecimento
Poder retornar aos estudos depois de anos sem contato com a escola e poder conseguir melhor qualificação no mercado de trabalho de torna o principal objetivo de cada aluno do CEEJA. O esforço, neste momento, é fundamental. É o que teve a cabeleireira Vera Lúcia de Oliveira Miranda, de 50 anos. Ela é moradora de Luiziânia e também conquistou seu diploma do ensino Médio junto ao CEEJA. Ela revelou que retornou aos estudos por que pretende fazer um curso de especialização em estética, mas que para isso precisaria ter o Ensino Médio concluído. “Fiquei sabendo do CEEJA através de uma amiga de Luiziânia e vi uma boa oportunidade para concluir meus estudos. Comecei as aulas e aos poucos fui tomando gosto novamente. Hoje, felizmente, estou concluindo esta etapa e conquistando meu diploma”, disse. Ainda segundo ela, mesmo com todas as obrigações diárias, o estudo se tornou motivo de orgulho. “Foi um período difícil, já que ainda tenho casa, filhos, marido para cuidar. Mas a gente busca força e vem. Os professores também são fundamentais para este incentivo, já que nos acompanham e sempre nos dão forças para não desistir e continuar correndo atrás de mais esta etapa de nossa vida”, enfatizou.
O reconhecimento da importância destes estudos também é feito pelo comunicador Carlos Ricardo Rocha, de 41 anos. Assim como outros alunos, Cacá, como é conhecido pelos amigos, também buscou o CEEJA para dar prosseguimento aos estudos e obter qualificação profissional. “O CEEJA foi à solução dos meus problemas. Para se conseguir o diploma é necessário bastante empenho, dedicação e buscar formas de estudar em casa. A dedicação dos professores também é fundamental. Eu consegui a conclusão rapidamente, mas falo para as pessoas que necessitam destes estudos e que possuem um certo receio, para que vençam isto e busquem realmente o CEEJA, pois o ensino é de qualidade e a dedicação dos professores bastante motivadora”, finalizou. 

CEEJA
O modelo é voltado aos estudantes maiores de 18 anos que querem voltar a estudar ou por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos. No ato da matrícula, o aluno recebe o material de ensino e é orientado a criar um plano de estudos. Sempre que sentir necessidade, pode recorrer ao CEEJA para tirar dúvidas presenciais com professores que ficam à disposição na unidade e ainda tem a possibilidade de marcar as provas de cada disciplina, conforme data em que for melhor para ele. Este atendimento é feito de forma individualizada e com hora marcada. São mais de 700 alunos ativos nos períodos matutino, vespertino e noturno que visam a tão almejada certificação nos ensinos médio e fundamental. Um levantamento feito pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo com 70 mil alunos matriculados nos CEEJAs identificou que essas unidades com carga horária de aulas flexível favorecem o retorno das mulheres às salas de aula. Do total pesquisado, seis em cada dez (60%) são do sexo feminino. A pesquisa mostra ainda que a maioria dos participantes – homens e mulheres - tem tripla jornada (trabalho, filhos e estudo), já que além de estudar 43% estão com emprego formal (19% informal) e 44% têm de um a dois filhos. Outros dados do levantamento mostram que 34% estavam afastados das escolas havia 11 anos antes da matrícula nos CEEJAs e 13% pararam de estudar por causa dos filhos. Já as novas oportunidades que surgem com os estudos foi o motivo do retorno para 27% dos entrevistados. 
Balanço da Secretaria mostra que, em média, nove jovens e adultos por hora conquistaram diplomas no Ensino Fundamental e Médio após voltarem a estudar na rede estadual paulista de SP.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade