Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/12/2010

Cecília Gama Rahal recebe título de Cidadã Penapolense

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Vereadores, prefeito João Luís e o casal Fays e Cecília Rahal

Num reconhecimento à sua notável contribuição para a formação de milhares de alunos do Instituto Dr. Carlos Sampaio Filho e da Escola Adelino Peters, a professora Cecília Gama Rahal, foi contemplada anteontem com o título de Cidadã Penapolense. A entrega da honraria ocorreu em sessão solene promovida pela Câmara Municipal. Cecília Rahal recebeu o título através do vereador Caíque Rossi (DEM), autor de projeto para a homenagem. A solenidade contou com apresentações musicais do coral da Associação Vila da Infância e do conjunto Varões do Rei, da Igreja Metodista de Penápolis.

Vida
Filha de Cecília Barbosa Gama e de Manoel Barbosa Gama, Cecília Gama Rahal nasceu dia 17 de março de 1930 na capital de São Paulo. É primogênita numa família de oito irmãos. Possui descendência espanhola por parte da mãe, e descendência sergipana, por parte de pai. A Revolução Constitucionalista em São Paulo, quando Cecília tinha quase cinco anos de vida, motivou a mudança de sua família para a região de Rio do Braço, Bahia, numa grande fazenda de cacau. Depois seguiram para Ilhéus. Cecília ingressou no 1º Grupo Escolar de Ilhéus, recebendo ensinamentos de grande qualidade. Após 7 anos na Bahia, Cecília retorna com sua família para São Paulo. Ao concluir o ginásio, seguiu para estudar no Instituto Mackenzie, decidindo pela profissão que marcaria sua vida - professora. Cursou também a cultura inglesa com professores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, obtendo diploma através da aprovação em exames rigorosos.  Em 1950, época  de criação de várias escolas estaduais pelo governador Ademar de Barros, Cecília, mesmo sem ter 21 anos, é convidada a lecionar no Instituto de Educação de Mogi das Cruzes. Sua vinda para Penápolis acontece em 1951 para trabalhar no Instituto Dr. Carlos Sampaio Filho, para ensinar inglês. Em Penápolis, Cecília conhece em pouco tempo o professor Fayz Rahal, com quem casa-se. Cecília Rahal marcou história de milhares de alunos, sendo reconhecida pela sua extrema competência e dedicação em aulas. No Instituto de Educação Dr. Carlos Sampaio Filho, trabalhou por 25 anos. Na Escola Adelino Peters, lecionou por mais 5 anos, até aposentar-se em abril de 1981. Cecília e Fayz Rahal possuem quatro filhos: Cláudio, engenheiro mecânico, Flávio, engenheiro mecânico, Gláucia, enfermeira padrão  e Fernando, piloto de avião, que partiu para o ramo de restaurantes. Possuem 6 netos e uma bisneta.  Cecília Rahal é exemplo e uma grande Cidadã Penapolense. Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade