Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/09/2019

CEA e Bombeiros fazem orientações sobre perigos das queimadas

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Vegetação queimada, no período da noite, em terreno localizado no Jardim do Lago 4, em Penápolis

Neste período do ano, quando o clima fica mais seco, aumenta o número de pessoas com doenças respiratórias. Não bastasse essa condição, alguns munícipes têm o costume errado de queimar a vegetação seca, uma prática proibida pela legislação municipal e que compromete mais ainda a qualidade do ar. Pensando em alertar e discutir sobre o tema, o CEA (Centro de Educação Ambiental), juntamente com o Corpo de Bombeiros, organizou palestras em unidades básicas de saúde, direcionadas aos usuários. 
A ação faz parte da programação alusiva ao Dia da Árvore, a ser celebrado no próximo dia 21, e conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, através das escolas de ensino fundamental. Alunos participarão de passeatas pelos bairros e distribuição de panfletos informativos, orientando a comunidade.
Sendo assim, nesta quarta-feira (18), o bate papo com a população será na Unidade Básica de Saúde da Vila Tóquio. A conscientização sobre tema “Queimada Urbana” será a partir das 08h. Em seguida haverá passeata e orientação casa a casa com a participação dos alunos da Emef Dr. Mário Sabino.
Já na quinta-feira (19), a realização do diálogo com a comunidade será na Unidade Básica de Saúde do bairro Sílvia Covas, também às 08h. Da mesma forma, após a palestra, será realizada passeata pelas ruas do bairro e orientação nas residências com a participação dos alunos da Emefi Profª Darcy Aparecida Buranello Marin.

Lei e Multa
A Lei Municipal nº 460, de 31 de março de 1995 (Artigo 39) diz que “é vedada a incineração de resíduos sólidos em residências, edifícios, estabelecimentos comerciais, industriais, públicos e outros, bem como ao ar livre”. A lei também prevê multa ao proprietário do imóvel no valor de R$ 222,28.
Mesmo assim, algumas pessoas utilizam dessa prática e acabam contaminando o ar com a fumaça, prejudicando muito o meio ambiente e a saúde da população.
Mesmo numa pequena quantidade de resíduos queimados, a fumaça se espalha por uma grande área e pode permanecer por muito tempo, caso não haja vento. Crianças e idosos são os mais prejudicados com problemas respiratórios como asma, rinite, faringite, entre outras doenças que são agravadas com a fumaça. O cheiro também contamina roupas do varal e residências.
Sobre o ponto de vista do meio ambiente, dependendo da proporção, o combate à queimada pode levar dias e causar danos irreparáveis ao meio ambiente, já que a vegetação queimada demora meses, até anos para se regenerar, ocorrendo ainda a morte de muitos animais. A queimada é uma grande ameaça e configura crime ambiental.
Para denunciar queimadas de resíduos sólidos no período urbano, o munícipe deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, através do telefone 156 (ligação gratuita de qualquer aparelho) ou e-mail ouvidoria@penapolis.sp.gov.br .

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade