Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/11/2013

CEA desenvolve projeto “Alimentação Saudável” na rede municipal

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Equipe do CEA utilizou cartazes com rótulos de alimentos industrializados e imagens de alimentos saudáveis para mostrar aos alunos

O Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), desenvolveu recentemente o projeto “Alimentação Saudável” com os alunos dos 1º e 2º Anos das escolas municipais.
O projeto teve como objetivo promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde, ensinando  as crianças de forma lúdica e educativa os benefícios de uma alimentação saudável.
Dentre as atividades desenvolvidas, os alunos participaram de um bate-papo sobre os alimentos saudáveis e menos saudáveis, utilizando cartazes com rótulos de alimentos industrializados e imagens de alimentos saudáveis. A associação das cores do semáforo também foi realizada para os alimentos dos cartazes: vermelho para os alimentos que são menos saudáveis; amarelo para os alimentos que devemos ter mais atenção, comer de forma moderada e verde para os alimentos saudáveis que devem fazer parte da nossa alimentação diariamente.
Os alunos ainda simularam fazer compras no supermercado com alimentos expostos em uma mesa: frutas, verduras e legumes fresquinhos, doces, arroz, macarrão, óleo, açúcar, sal, produtos enlatados entre outros. Ao final das compras, foi feita uma reflexão com o grupo sobre quais alimentos eram saudáveis, receitas que podiam ser preparadas com cada alimento. A equipe do CEA também orientou os alunos sobre a publicidade de alimentos não saudáveis que estimula o consumo excessivo de produtos industrializados e agrava o aumento dos índices da obesidade infantil, explicando que uma alimentação mais saudável gera menos lixo no meio ambiente.

História
Os alunos participaram da contação de história “Amanda no País das Vitaminas”, caracterizados com personagens, eles aprenderam de forma lúdica, a importância de uma alimentação com frutas, verduras e legumes rico em vitaminas e nutrientes para um crescimento saudável.
A atividade dos “Mestres Cuca” também agradou as crianças, pois com a orientação da equipe do CEA, elas prepararam vitaminas de frutas e combinações variadas de suco natural como: couve com laranja, beterraba com laranja, cenoura com laranja entre outros, e ao final, o suco foi servido a todos.
Durante essa atividade os alunos foram caracterizados com chapéu do Mestre Cuca, avental e luvas, foram trabalhados a importância da higienização, com a utilização e preparo dos alimentos.
Ao final de cada palestra foi servido aos alunos, uma deliciosa salada de frutas com uma diversidade de sabores, cores e  texturas muito nutritiva e saudável, oportunidade em que os alunos conheceram e saborearam frutas que nunca haviam visto e provado.

Secom – PMP / Equipe CEA

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade