Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/10/2007

Cavalgada Franciscana deve reunir mil participantes hoje

O Sindicato Rural de Penápolis espera cerca de mil participantes neste domingo, 7, na 3ª Cavalgada Franciscana, que encerra a homenagem ao padroeiro da cidade, São Francisco de Assis. O evento está previsto para começar às 09h00. No início da manhã, as comitivas de Penápolis e região se reúnem em frente à capela Santa Cândida, no bairro Boa Vista, de onde partem em desfile pelas ruas da cidade, passando pela rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira até a avenida Eduardo de Castilho, descendo pela rua Altino Vaz de Melo até a avenida Luís Osório, onde se concentrarão em frente ao Santuário São Francisco de Assis para a bênção.

Após o ato religioso, as comitivas retornarão para o recinto de exposições, onde haverá confraternização, com almoço. Todas as comitivas participam do concurso da “queima do alho”, com as três primeiras classificadas premiadas com uma imagem de São Francisco cada uma. Também haverá premiação para as melhores comitivas e concurso de berrante adulto e mirim. O intuito do evento, segundo o presidente do sindicato, João Antonio Castilho, é resgatar a tradição do povo da região. Por isso, foi feito acordo com a Secretaria Municipal de Educação para que alunos da rede pública de ensino sejam levados até o recinto para conhecer como os tropeiros faziam quando os animais eram usados como meio de locomoção. “Os alunos poderão ver como os burros carregavam as tralhas dos tropeiros durante as longas viagens”, conta. Por se tratar de uma festa religiosa, não será permitido consumo de bebida alcoólica durante a cavalgada e nem o uso de chicotes.

 

Concurso

Castilho explica também que o concurso de comitivas não tem como finalidade premiar as mais bonitas, mas sim as mais organizadas e comportadas. “São Francisco foi uma pessoa humilde e não queremos que a cavalgada se torne um desfile de luxo”, disse. Os vencedores serão anunciados por volta das 14h e toda a população está convidada a participar. Os portões serão abertos e haverá apresentação de violeiros. A Cavalgada Franciscana de Penápolis começou em 2005 com aproximadamente 400 participantes. No ano passado, o número subiu para cerca de 800, com o desfile de 687 animais, entre cavalos, bois e bodes de 16 comitivas de cidades da região. O evento faz parte das comemorações do dia do padroeiro de Penápolis, São Francisco de Assis, celebrado em 4 de outubro. Como na data é feriado apenas na cidade, ficou instituído que o evento seria realizado sempre no primeiro domingo do mês de outubro. A cavalgada é uma parceria entre o Sindicato Rural, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo), Prefeitura de Penápolis e Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade