Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/10/2014

Católicos penapolenses celebram o dia de São Francisco

Rafael Machi
Detalhes Notícia
A imagem de São Francisco tornou-se referência para os fiéis católicos penapolenses

DA REPORTAGEM

Hoje, 04 de outubro, é feriado municipal em homenagem ao Santo padroeiro da cidade, São Francisco de Assis. Francisco nasceu no ano de 1.182 na cidade de Assis na Itália. Filho de um rico comerciante de tecidos, ele sempre teve uma vida regada de conforto e cercado de amigos. Ingressou, aos 20 anos, no exército de Gualtieri de Brienne que combatia pelo Papa. Em uma das batalhas ficou chocado com o horror da guerra e resolveu, então, levar uma vida diferente e contrária de todo o horror que vivenciou. Uma das passagens mais famosas do dele é a que conta que ele estava em uma capela de São Damião quando ouviu a voz de Cristo lhe dizer: “Francisco, restaura minha casa decadente”. Entendendo no sentido literal, começou a construir uma igreja com o dinheiro de seu pai, motivo pela qual foi deserdado da família, quando renunciou todos os bens, vivendo sobre votos de pobreza. Francisco sempre viveu em meio aos pobres e doentes, buscando, de sua forma, ajudá-los. Sempre teve um grande amor pelos animais, que é reconhecido até os dias de hoje intitulando-o como o “protetor dos animais”. Francisco morreu no dia três de outubro de 1.226, aos 44 anos, devido uma doença grave contraída na época. Dois anos antes de morrer, já doente e cego, ele escreveu o Cântico do Irmão Sol, no qual, louva todos os elementos da natureza. O fato mais admirado pelos fiéis da igreja católica é o de que ele estaria cantando ao morrer. Dois anos após sua morte, foi declarado santo no dia 16 de Julho pelo Papa Gregório IX. Posteriormente foi declarado padroeiro da Itália. No ano 2000 a revista americana Life, publicou uma pesquisa onde apontava Francisco de Assis como o maior homem do milênio que terminava, ou seja, entre todos que viveram entre o ano 1000 e o 2000, ninguém foi maior que Francisco.

Santuário de São Francisco
Penápolis possui o segundo santuário do País e o único do Estado que leva o nome de Francisco de Assis. O primeiro, e mais famoso é o de Canindé (CE). Por conta disso, a igreja matriz é cuidada por Frades Capuchinhos, um dos três ramos da família franciscana, composta ainda pelos Frades Menores e os Frades Conventuais. Falar sobre a história de Penápolis é o mesmo que falar sobre a chegada dos Frades Capuchinhos, já que foram eles os principais responsáveis pela fundação da cidade. Segundo relatos da própria igreja católica em Penápolis, a presença deles na região remonta ao ano de 1906. Em 1907 Manoel Bento da Cruz - que loteava e vendia terras nesta região - conseguiu de Eduardo José Castilho cem alqueires de terra para os Capuchinhos no local denominado “Maria Chica”. Ainda segundo relatos históricos, em 2 de setembro de 1908, Manoel Bento da Cruz escreveu uma carta para Frei Bernardino de Lavalle, então amigos, pedindo-lhe urgência na vinda dos Capuchinhos para a região. Ele dizia que “a casa está pronta; estação obtida; o patrimônio povoa-se; já temos cerca de 12 a 15 casas com um efetivo de cem almas mais ou menos”. Por causa disso, a ordem enviou para as terras, em 21 de outubro de 1908, os freis, Bernardino, Boaventura, Sigismundo de Canazei e José de Cassana. A fundação oficial do município ocorreu no dia 25 de outubro, quando Frei Bernardino celebrou a primeira missa da cidade. A moradia oficial dos frades foi feita em madeira e permanece de pé até hoje, sendo mais conhecida como a “primeira casa de Penápolis”, que está localizada à rua dos Capuchinhos, área central da cidade.
O Santuário como é conhecido hoje, já teve uma estrutura bastante simples e, quando construída, a igreja foi referência e marcou o início da religião católica em todo o noroeste paulista, já que era a única capela. 

Celebrações
Para comemorar o dia do padroeiro, o Santuário realizou durante a semana diversas celebrações que lembraram passagens de Francisco. Para hoje também estão programadas diversas atividades, todas no Santuário. Às 07h00 haverá a Missa de São Francisco. Às 08h30 acontece a bênção de animais e plantas, no pátio da igreja matriz. Para as 10h00 está programada a Missa das Crianças. O dia de celebrações encerra-se às 18h30 com a Procissão e Missa de São Francisco, contando com a participação de todas as comunidades da cidade.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade