Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/05/2015

Católicos demonstram fé a São José em celebração

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Fieis devotos de São José aproveitam a imagem do santo para agradecer e pedir graças

DA REPORTAGEM

Centenas de pessoas se reuniram nesta sexta-feira, 1º de Maio, para as festividades e celebração em louvor a São José Operário. As festividades ocorreram através de carreata e missa campal realizada na igreja matriz da Cidade Jardim, que leva o nome do santo. A tradição ocorre no Dia do Trabalho em alusão ao fato de São José ter sido carpinteiro, trabalhando arduamente para ajudar no sustento de Jesus Cristo quando criança. Por isso, é considerado o santo padroeiro dos trabalhadores e da família. As festividades iniciaram por volta das 15h00 com a carreata que saiu da igreja matriz e percorreu diversos bairros da cidade. Um andor com a imagem do santo acompanhou todo o trajeto e por onde passava chamava a atenção das pessoas que acenavam e aproveitavam para pedir e agradecer graças recebidas. Diversos carros e motos participaram do trajeto. Caminhões também participaram; neles pessoas caracterizadas como diferentes trabalhadores também ajudaram na animação. Um deles com jovens e crianças da comunidade que cantaram e se animaram durante todo o trajeto.
Cada igreja de suas respectivas comunidades recebeu visita da imagem de São José. Em cada parada eram realizadas orações. A carreata terminou por volta das 18h30 em uma empresa próxima à entrada da Cidade Jardim, onde diversas pessoas aguardavam o andor da imagem para a procissão que se encerrou já na igreja do bairro. No local, outras pessoas já aguardavam para o início da celebração eucarística. Um dos momentos que chamou a atenção no encontro foi à entrada de pessoas caracterizadas como trabalhadores e também a benção ofertada a todos os presentes. Por fim, uma grande queima de fogos marcou o encerramento de mais uma tradicional celebração de São José.


A celebração de São José Operário é tradicional na cidade e tem despertado a atenção também dos jovens, que participam do encontro e demonstram sua devoção ao santo, como a estudante Giovanna Costa Lima, de 17 anos. Para ela, São José deve ser considerado como um exemplo para a família nos dias de hoje. “A história nos conta que ele, mesmo sabendo que o filho que Maria esperava não era dele, criou Jesus com amor e simplicidade, pois compreendeu qual era sua missão diante de Deus, nos deixando esta mensagem se simplicidade e fé, por isso sou devota e faço questão de participar da celebração, que para ela, é uma justa forma de homenagem ao santo na qual é devota”. “Não somente ao santo, mas também uma forma de homenagem aos trabalhadores que dão duro para ganhar seu dinheiro e assim oferecem uma condição digna para suas famílias”, ressaltou. Para o padre Joaquim Ferreira Trindade, a participação das pessoas da celebração deve representar a adesão aos projetos de Deus. “Aquele que tem São José como seu padroeiro deve assumir encarnar em sua própria vida o projeto do Reino de Deus a partir do Evangelho e a partir de Jesus Cristo”, enfatizou. Segundo ele, a união da comunidade em prol ao evento representa a fé de um povo. “A comunidade se uniu em resposta para tudo o que estamos propondo. Tivemos a certeza de um povo unido na fé em São José e Jesus Cristo. Tivemos um evento muito bem organizado, por isso estão todos de parabéns”, finalizou. A festividade continua hoje no bairro com a realização da quermesse. Para hoje, acontece o almoço com arroz e salada grátis. Serão servidos assados e bebidas em geral, e serão realizados o sorteio de prêmios. A animação fica por conta do locutor Souzinha. Todo o dinheiro arrecadado será destinado para construção da igreja matriz, que passa por ampliação.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade