Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/10/2018

Católicos celebram hoje o dia de São Francisco de Assis

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O Santuário de São Francisco de Penápolis se tornou cartão postal e pode ser visto nos quadro cantos da cidade

DA REPORTAGEM

O Santuário de São Francisco de Assis realiza hoje (04) diversas celebrações para marcar o dia do padroeiro de Penápolis, comemorado nesta data, feriado municipal. Para iniciar as celebrações começam cedo, às 07h00 com a Missa de São Francisco no Santuário. As 08h30 será realizada a tradicional Bênção dos Animais a Plantas no pátio do Santuário. 
As crianças também terão uma celebração especial no dia do padroeiro com início às 10h00. Todas as comunidades da cidade também estão sendo convidadas a participarem desta celebração especial. Para este momento haverá a participação do Bispo Diocesano de Lins, Don Francisco Carlos, que presidirá a celebração.
As 18h00, encerrando as festividades, acontece a tradicional procissão e missa de São Francisco. A procissão terá início na 1ª Casa de Penápolis, na rua dos Capuchinhos, e segue até o Santuário, onde, em seguida, acontece a celebração.
Segundo o pároco do Santuário, Frei Adalto Antônio, as celebrações marcam as comemorações ao santo considerado universal. Desde a semana passada vêm ocorrendo atividades que marcam a data e, para o pároco, a participação da comunidade é muito importante. “Celebrar São Francisco é uma grande graça que Deus nos concede para lembrarmos daquilo que Francisco sempre lutou, sendo um mundo fraterno. Celebrar São Francisco é também lutarmos pela construção de um mundo de irmãos, de respeito às pessoas e toda a criação, coisas tão atuais nos dias de hoje e que já eram lembradas por Francisco em sua época”, afirmou o pároco.

São Francisco
Francisco nasceu no ano de 1.182 na cidade de Assis na Itália. Filho de um rico comerciante de tecidos, ele sempre teve uma vida regada de conforto e cercado de amigos. Ingressou, aos 20 anos, no exército de Gualtieri de Brienne que combatia pelo Papa. Em uma das batalhas ficou chocado com o horror da guerra e resolveu, então, levar uma vida diferente e contrária de todo o horror que vivenciou. 
Para o Frei Adalto, este foi o início de mensagens de paz espalhadas por Francisco. “São Francisco é chamado de o santo da paz e falou sobre valores que são aplicados até hoje, quando mais precisamos desta paz citada por Francisco em meio a um mundo de violência e desrespeito ao irmão”, comentou. 
Uma das passagens mais famosas de São Francisco conta que ele estava em uma capela de São Damião quando ouviu a voz de Cristo lhe dizer: “Francisco, restaura minha casa decadente”. Entendendo no sentido literal, começou a construir uma igreja com o dinheiro de seu pai, motivo pela qual foi deserdado da família, quando renunciou todos os bens, vivendo sobre votos de pobreza.
Francisco sempre viveu em meio aos pobres e doentes, buscando, de sua forma, ajudá-los. Sempre teve um grande amor pelos animais, que é reconhecido até os dias de hoje intitulando-o como o “protetor dos animais”. “Francisco foi um homem que viveu em harmonia com a natureza e que nos dias de hoje nos faz refletir sobre também vivermos nesta harmonia em meio aos problemas ambientais que o homem tem enfrentado nos últimos anos. Os ensinamentos deixados por ele são lembrados até hoje e despertam nas pessoas estas reflexões pelas quais ele também passou, seja esta pessoa devota ou não de São Francisco”, ressaltou frei Adalto. 
Francisco morreu no dia três de outubro de 1.226, aos 44 anos, devido uma doença grave contraída na época. Dois anos antes de morrer, já doente e cego, ele escreveu o Cântico do Irmão Sol, no qual, louva todos os elementos da natureza. 
O fato mais admirado pelos fiéis da igreja católica é o de que ele estaria cantando ao morrer. Dois anos após sua morte, foi declarado santo no dia 16 de Julho pelo Papa Gregório IX. Posteriormente foi declarado padroeiro da Itália. No ano 2000 a revista americana Life, publicou uma pesquisa onde apontava Francisco de Assis como o maior homem do milênio que terminava, ou seja, entre todos que viveram entre o ano 1000 e o 2000, ninguém foi maior que Francisco. A data comemorativa ao santo foi imposta como dia 04 de outubro, em que Francisco foi sepultado. Como seguem as tradições católicas, a data de celebrar um santo é a de sua morte ou sepultamento, já que a igreja a relaciona como o dia em que a pessoa entra para a glória de Deus. 

Alegria de ser Frade
Dentre os Frades Capuchinhos que residem hoje no Santuário de Penápolis, está um que chama atenção pela alegria e bom humor ao tratar as pessoas. Frei Anderson Luis de Oliveira faz parte da ordem há 18 anos. No começo de sua vida sacerdotal, ele pensava e fazer parte de outra ordem, até que conheceu os Frades. “Me identifiquei com a Ordem Franciscana ao ver o quanto se trata de uma Ordem simples, alegre. Vi aqui a oportunidade de levar minha alegria para as pessoas em meio à palavra de Deus”, comentou. 
Quem vê Frei Anderson pelas ruas, ou em qualquer outro ambiente, logo percebe sua alegria. Sempre tratando as pessoas de forma simples, ele afirma que sua alegria é natural. “É algo natural de mim, que sou em qualquer lugar. Me identifico com São Francisco. Com sua simplicidade, simpatia e alegria, ele espalhou o amor por diversos lugares. Levou alegria onde havia guerra e é isso que eu quero, de forma humilde, repetir. Quando se deixa tocar por Deus, esta alegria vem naturalmente e é isso que faço, ajo conforme a vontade de Deus e os ensinamentos de Francisco”, ressaltou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade