Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/03/2007

Casos de dengue sobem para 94 e “Pente Fino” avança para o Del Rey

O Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica de Penápolis informou que os casos confirmados de dengue na cidade subiram para 94, até o final da tarde de ontem, 19. A última divulgação oficial feita pelo serviço com relação à dengue foi feita no dia 14 de março, quando havia 68 casos confirmados. Portanto foram computados mais 26 casos em cinco dias. Os casos envolvem pessoas de todas as idades e de diversos bairros espalhados.

Enquanto isso a operação “Pente Fino”, realizada para eliminar criadouros do mosquito transmissor, avança para novos bairros da cidade. Atualmente os agentes trabalham na região do Jardim Del Rey.

A referida operação foi iniciada no último dia 14 pelos bairros da região norte. Mais de 60 pessoas estão visitando casa por casa com sacos de lixo, recolhendo os recipientes que acumulam água. Além disso também estão sendo furados todos os pratos de plantas que não possuem areia grossa.

O objetivo principal é conter a proliferação do mosquito para tentar barrar a transmissão. Na operação a população é orientada para não colocar lixo na rua. “Quem fizer isso terá de arcar com os custos para recolher o material caso não queira ser multado pela fiscalização”, esclareceu a chefe da Vigilância, Rosalicia Lundstedt. A expectativa do serviço é de perfazer todas as residências da cidade em mais 10 dias, aproximadamente. Secom – PMP

 

Dengue cai 24% no Estado

 

A Secretaria de Estado da Saúde acaba de finalizar balanço dos casos de Dengue em São Paulo. De 1º de janeiro a 19 de março, foram confirmados 7.808 casos entre os 41 milhões de paulistas, 24% a menos que no mesmo período de 2006, quando apareceram 10.257 casos. São 2.449 casos a menos.

Mesmo com os números mostrando melhor cenário em relação a 2006, é de extrema importância que a população mantenha o alerta contra a Dengue (veja dicas abaixo). Os números da secretaria são de casos confirmados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual, que averigua todas as suspeitas.

As cidades com mais casos neste ano em São Paulo são Birigui (804), Araçatuba (724) e Ilha Solteira (485), todas na região noroeste do Estado. Há quatro casos confirmados de Dengue hemorrágica no Estado, com um falecimento. Os casos são em Hortolândia, Mirassol, Campinas e Itanhaém (este último com óbito). Outros seis casos suspeitos de Dengue hemorrágica já foram descartados.

“É hora de agir contra Dengue. A secretaria tem, junto com os municípios, atuado constantemente no combate ao mosquito Aedes Aegypti (transmissor da doença). Mas é preciso que a população continue colaborando”, afirma Affonso Viviani Junior, coordenador da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

A Secretaria de Estado da Saúde reservou cerca de R$ 20 milhões para combate à Dengue neste primeiro semestre de 2007. Foi criado o Comitê de Mobilização contra a Dengue, incluindo órgãos como o Centro de Vigilância Epidemiológica e o Instituto de Saúde, entidades como Fiesp, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV, Secovi (Sindicato da Habitação), Socicam, Ecovias e Imprensa Oficial do Estado. Representantes desses órgãos farão reuniões periódicas para definir ações que auxiliem no combate à doença.

O Comitê de Combate à Dengue fará mais: haverá distribuição de 6 milhões de panfletos nos municípios paulistas com informações e dicas de prevenção contra a doença. Para 31 de março está programada a realização de um “Dia D” estadual de combate à doença, com ações de alerta e operações de varredura por todo o Estado, em parceria com as prefeituras.

Membros do Comitê se reuniram com todos os 645 secretários municipais de Saúde paulistas, explicando a situação da Dengue e reforçando a necessidade de ações locais, como visitas casa a casa e orientação da população.

O coordenador do Comitê, Affonso Viviani Junior, já está percorrendo as principais regiões do Estado e se reunindo com representantes das secretarias municipais.

Desde janeiro a Secretaria mobilizou um “exército” de 406 agentes da Sucen, contratados emergencialmente para apoiar as atividades municipais de combate à dengue em regiões consideradas prioritárias. Eles oferecem apoio em ações como busca de criadouros e aplicação de inseticidas, por exemplo.

 

Como prevenir

- Guarde os pneus em lugar fechado ou fure-os, para que não acumulem água;

- Tampe bem caixas d’água, garrafões e galões;

- Use sacos de lixo e mantenha as lixeiras sempre bem fechadas;

- Deixe a tampa do vaso sanitário sempre abaixada;

- Jogue desinfetante ou água sanitária toda semana nos ralos;

- Deixe o box e a banheira sempre secos. Verifique o trilho do Box - ali a água fica acumulada;

- Mantenha a calha sempre limpa, para água da chuva escoar;

- Lave os bebedouros de animais pelo menos uma vez por semana com bucha;

- Piscina deve ser limpa e ter cloro constantemente;

- Evite vasos com água; coloque areia grossa até a borda do prato.

 

Caixas d’água

- Esvazie a caixa d’água  e deixe apenas um palmo de líquido no fundo;

- Tampe a saída de água e limpe as paredes e o fundo com uma escova de fibra ou plástico. Não use sabão ou detergente;

- Retire a água e a sujeira com o auxílio de balde, pá de lixo e pano;

- Seque a caixa com um pano limpo;

- Encha a caixa até um palmo de altura e coloque dois litros de água sanitária. Deixe de molho por 2 horas, mantendo as paredes úmidas com o auxílio de pano, bucha e caneca;

- Não utilize água durante esse período;

- Após 2 horas, esvazie a caixa d’água, destampando a saída de água;

- Em seguida, abra o registro da água para encher a caixa;

- Lave a tampa da caixa d’água. Se estiver quebrada, providencie uma nova ou cubra com tela de nylon (mosquiteiro) esticada e amarrada;

- Mantenha sua caixa d’água sempre muito bem tampada para não entrar sujeira nem o mosquito da dengue.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade