Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/05/2019

Casa a casa: Combate ao Aedes realiza novas ações preventivas

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
As equipes trabalharam na eliminação de criadouros em diversos locais da cidade

Durante esta semana, o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde atuou em diversas frentes para fortalecer o combate ao Aedes aegypti. Atividades educativas, visitas casa a casa, controle de criadouros e aplicação de inseticida foram algumas dessas ações. 
Agentes de controle de endemias e apoiadores do setor visitaram as casas em construção do Residencial Marco Guerreiro. Segundo o encarregado da Vigilância Epidemiológica, Franklin Cordeiro, algumas casas poderiam se tornar criadouros do mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Fizemos o controle de criadouros, eliminado qualquer recipiente que possa acumular água. Também fechamos vasos sanitários que não estão sendo utilizados. Encontramos focos em 30% das residências que já estão prontas”, afirmou. Durante as visitações casa a casa, os agentes fizeram a notificação de 21 imóveis de diversos bairros que podem oferecer risco à saúde pública.
“As notificações são publicadas no Diário Oficial do Município e os proprietários têm um prazo de 20 dias para realizar a limpeza retirando todos os detritos e materiais depositados no local. Caso contrário, é aplicada uma multa no valor de R$ 631,45”, explicou o encarregado.
Ainda no trabalho de eliminar criadouros, as equipes percorreram um trecho da linha férrea, localizado da rua Ramalho Franco até as proximidades da antiga Campezina. A mesma ação foi feita na Necrópole Santa Cruz, onde foram encontrados diversos focos de Aedes.
“Mesmo com todas as orientações sobre os cuidados com a proliferação, encontramos muitos vasos com água acumulada e embalagens plásticas decorativas com larvas do mosquito. Para combater a dengue, é fundamental o apoio e a conscientização dos moradores. Pedimos que todos colaborem nesta luta”, enfatizou Cordeiro.
Nesta semana, o fumacê percorreu trechos dos bairros Vila Fátima e da região Central da cidade. A pulverização é realizada a partir das 22h e percorre de 15 a 20 quarteirões por noite.
Servidores do setor também participaram de atividades educativas realizadas nesta semana. No Ceim Cecília Gama Rahal, no Jardim Eldorado, os servidores apoiaram uma passeata de alunos pelo o bairro, como parte das atividades da Semana da Família. Uma palestra sobre o combate ao Aedes foi ministrada no Tiro de Guerra 02-027.

Casos
Até o dia 08 de maio, foram registrados 286 casos positivos já confirmados por exame laboratorial, 08 casos confirmados por exame clínico epidemiológico, e outros 879 aguardam a confirmação por exame laboratorial. 
Com relação a óbitos, a cidade tem dois casos confirmados decorrentes da dengue. Um deles é de uma mulher de 33 anos ocorrido em 17 de março, e outro de uma mulher de 85 anos, em 18 de abril.
Existem outros três óbitos suspeitos, em investigação epidemiológica e aguardando exames. São três homens: um de 57 anos ocorrido em 15 de abril, outro de 80 anos ocorrido em 19 de abril e um morador de 86 anos com óbito no dia 06 de maio. Os exames são realizados pelo Instituto Adolpho Lutz, credenciado pelo Ministério da Saúde.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade