Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/01/2009

Carteira de Habilitação fica mais cara

Detalhes Notícia

O ano de 2009 começa com novas regras para carros, motos e condutores. Motoristas e aspirantes iniciam o ano sentindo no bolso as recentes decisões do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que prevê uma maior carga horária para os cursos de formação dos condutores. As medidas aumentam taxas em auto-escolas e departamentos de trânsito, para cobrir serviços extras que as normas exigirão. A resolução determina que o curso teórico, atualmente com 30 horas aula passará a ter 45 horas aula. Já o curso de direção veicular, hoje com carga horária de 15 horas aula, será composto de 20 horas aula. O curso teórico abordará, entre outras, questões relativas à direção de veículos em situação de risco, equipamentos de segurança do condutor motociclista, condução de motocicletas com passageiro e ou cargas, cuidados com a vítima motociclista e as conseqüências do consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas. Ainda de acordo com a Resolução, passa a ser permitido que o curso de prática de direção para motocicleta seja realizado em via pública, onde neste caso é necessário que a instrução seja feita preliminarmente em um circuito fechado até o pleno domínio do veículo pelo motorista. No caso da prática de pilotagem de motocicleta em via pública, o monitoramento poderá ser realizado pelo instrutor em outro veículo. A lei ressalta que todos os candidatos deverão realizar a prática de direção mesmo que em condições climáticas adversas, como por exemplo, na chuva, nevoeiro ou noite. Para tentar fugir das novas regras que entram em vigor em 1º de janeiro e que tornarão mais difícil tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), muitos candidatos lotaram as auto-escolas da cidade, conforme informaram alguns proprietários à nossa Reportagem.
Houve um aumento de 20% no movimento, com a realização de cerca de 50 pré-cadastros por dia. Segundo o delegado do 82º Ciretran de Penápolis, Nivaldo Martins Coelho, devido ao grande aumento, o pré-cadastro foi realizado até o dia 23. “Tivemos que interromper, pois não estava dando tempo de lançar no sistema as pessoas que já haviam feito o pré-cadastro”, comenta. Outro ponto destacado pelo delegado foi com respeito às carteiras nacionais de habilitação sem foto e que estão vencidas a algum tempo. De acordo com Nivaldo, os detentores destas habilitações tiveram um prazo para sua regularização. O Detran determinou que quem perdesse o prazo teria o documento cancelado, tendo que passar por novo processo de habilitação. “No entanto, houve uma liminar na Justiça Federal, suspendendo esta exigência, onde as pessoas que estão com suas carteiras vencidas, podem regularizá-las, sem ter que fazer o novo processo de habilitação”, conclui. (IA)

Foto: O curso teórico passará a ter 45 horas aula, assim como o curso de direção veicular que será composto de 20 horas aula

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade