Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/10/2018

Carteira assinada: Setembro tem menos empregos, mas mantém média anual

DA REPORTAGEM

A cidade de Penápolis fechou o mês de setembro com geração negativa de empregos, foram fechadas 73 vagas. O acumulado de 2018, entretanto, apresenta dados positivos, mostrando que, entre janeiro e setembro deste ano, Penápolis gerou 232 novas vagas. A informação foi divulgada nesta semana através de dados estatísticos levantados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, ligado ao Ministério do Trabalho. Num levantamento feito no mesmo período acumulativo de 2017, o Caged revelou que a geração de empregos se manteve estável, já que entre janeiro e setembro do ano passado o número foi de 260 empregos criados, uma diferença menor que 60 vagas fechadas. 
Segundo os dados do Caged, em setembro deste ano foram realizadas 376 admissões, enquanto que as demissões somaram 449, gerando saldo negativo do último mês. No acumulado do ano foram 4.148 admissões contra 3.196 desligamentos. 
O Caged divulgou ainda em seu levantamento mensal que o setor que mais demitiu em setembro foi o do motorista de caminhão com rotas regionais e internacionais, com 21 vagas fechadas. Já o setor do tratorista agrícola acabou sendo o segundo setor que mais fechou no mês passado, com menos nove vagas. O setor do auxiliar de escritório em geral teve oito vagas, encerrando os três setores que mais tiveram prejuízos em relação às suas vagas.
Por outro lado, Penápolis também teve setores que conseguiram fechar o mês de forma positiva, gerando novos empregos. Foi o que aconteceu com o descarnador de couros e peles, que novembro, contratou 19 pessoas para o cargo. 
O setor do vendedor do comércio varejista também esteve em alta, com seis novas oportunidades de emprego. Fechando o ranking dos setores que mais contrataram em setembro está o do alimentador de linha de produção, que gerou seis novas vagas. Ainda segundo o Caged, das vagas geradas, 29 são relacionadas ao primeiro emprego em carteira assinada. 316 são de reemprego. Das demissões registradas, 286 foram dispensas sem justa causa e duas por justa causa.
Os dados mostraram que 97 demissões ocorreram a pedido do empregado e três ocasionadas por morte. Em Penápolis são mais de 4,6 mil estabelecimentos que geram empregos formais. 

Brasil
Beneficiada pelos serviços e pela indústria, a criação de empregos com carteira assinada atingiu, em setembro, o maior nível para o mês em cinco anos. Segundo o Caged, 137.336 postos formais de trabalho foram criados no último mês. 
A última vez em que a criação de empregos tinha superado esse nível tinha sido em setembro de 2013, quando as admissões tinham superado as dispensas em 211.068. A criação de empregos totaliza 719.089 de janeiro a setembro e 459.217 nos últimos 12 meses. Na divisão por ramos de atividade, sete dois oito setores econômicos criaram empregos formais em setembro. O campeão foi o de serviços, com a abertura de 60.961 postos, seguido pela indústria de transformação (37.449 postos) e pelo comércio (26.685 postos). A construção civil abriu 12.481 vagas, seguida pelos serviços industriais de utilidade pública (1.091 vagas), administração pública (954) e extrativa mineral (403).
O nível de emprego caiu apenas no setor da agropecuária, que demitiu 2.688 trabalhadores a mais do que contratou no mês passado. Tradicionalmente, setembro registra contratações pela indústria, que começa a produzir para o Natal. Em contrapartida, o mês registra demissões no campo, por causa da entressafra de diversos produtos.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade